Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

sexta-feira, 13 de outubro de 2006

Fazendo conta ou "Ai, qui Préguiça"

Lula foi o candidato mais votado no 1º turno com 46% dos votos válidos (47 milhões). Alckmin, o segundo, teve 41.64% (40 milhões). Essa diferença é a que o tucano vai ter que tirar em menos de duas semanas. Os votos na mira de sua campanha estão os dos eleitores de Cristovam e Heloísa Helena, brancos e nulos, além do percentual de abstenção. E aí entra o fator "baianice". Na Bahia, Lula teve uma das votações mais expressivas, terminando com 66,5% dos votos válidos. Porém, essa vantagem seria ainda maior se a mesma Bahia não tivesse um dos maiores índices de abstenção do 1º turno: 20,68% ou quase 2 milhões de eleitores que não foram às urnas, mas provavelmente, em sua maioria, votariam em Lula, acompanhando a percentagem final.
Moral da história: se os baianos resolverem levantar-se da rede e ir votar no segundo turno, Lula continua no poder por mais 4 anos.
Em tempo:
Pesquisa IBOPE de hoje aponta Lula com 52% das intenções de voto, Alckmin tem 40%.
Contudo, nenhuma pesquisa apontava que a eleição iria para o segundo turno. E mais, de acordo com os mesmos institutos, o natal desse ano deve cair entre os dias 20 e 30 de dezembro.
(Deixo claro que sou totalmente imparcial no que escrevo e que não expresso aqui a minha preferência a nenhum dos dois candidatos, desde que não seja Lula.)

Nenhum comentário: