Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

sábado, 14 de outubro de 2006

Amanhã, talvez.

...
-Quando você vai?
-Amanhã.
-Amanhã é que não vai.
-Por que?
-Porque nunca se faz nada amanhã.
-E se eu quiser ir amanhã?
-Não vai, só isso.
-Se eu quiser ir amanhã eu vou!
-Eu te digo que não vai.
-Você vai me impedir?
-Não, a lógica vai.
-Como assim?
-Vou te explicar...
-Você pode me fazer esse favor? (ar irônico)
-É simples! Ninguém pode fazer nada amanhã.
-Isso você já disse, agora volte para a explicação.
-É tão óbvio que você vai ficar com raiva.
-Eu já estou com raiva, você vai dizer ou...
-Ok, ok... estressado.
-(suspiro)
-A gente sempre diz que vai fazer algo amanhã, mas sempre acaba fazendo hoje.
-Mas eu não vou fazer hoje, vou fazer amanhã.
-É isso que estou dizendo, vai acabar por fazer hoje.
-Você é maluco.
-Que dia é hoje?
-O que isso tem a ver?
-Não quer que eu te explique? Faz parte da explicação.
-Dia quatorze.
-Amanhã é dia quinze certo?
-Não, trinta! Ah, por favor!
-Certo?
-Certo.
-Errado!
-Como errado?
-Exemplo: Você vai dormir hoje a noite, quando acordar é que será dia quinze, não é?
-É óbvio.
-Mas no momento que acordar não será hoje novamente pra você?
-Amanhã você diz?
-Não, dia quinze. Quando acordar no dia quinze, ele não será hoje pra você?
-Todo dia que acordo é hoje para mim.
-Isso mesmo! Então dia quinze não é amanhã, é hoje. Certo?
-Que confusão!
-Tudo bem, vou te dar um exemplo mais simples, ok?
-Nossa, acho que estou precisando.
-"Amanhã vou comprar um carro".
-Vai?
-Não. É um exemplo.
-Ah.
-Então, quando eu digo que amanhã vou comprar um carro, isso é ilusório.
-Por que?
-Pelo mesmo motivo que disse acima. Mesmo que eu não vá neste hoje, eu vou hoje do mesmo jeito.
-Isso é que era o seu exemplo "mais simples"?
-Você vai entender, me deixe terminar.
-Ok.
-Mesmo que eu não vá neste dia, mesmo que eu vá em outro dia, esse dia com certeza não será amanhã.
-Mas você disse que ia amanhã!
-Mas também disse que isso era ilusório.
-É, isso foi.
-Isto é simples pelo fato de que qualquer dia que eu consiga fazer alguma coisa efetivamente, esse dia será hoje. Eu nunca vou poder fazer nada no amanhã.
-Meu, pode parar.
-Ta bom, vou falar de uma coisa que você entende.
-Duvido!
-Bar.
-Opa! Agora sim.
-Você já deve ter lido em um buteco qualquer aquela plaquinha básica escrito: "Fiado, só amanhã".
-Ha!ha!. Todo mundo já viu. Mas, o que que tem ela? (ar desconfiado)
-Por que o dono do bar põe ela lá?
-É um modo dele dizer que não vende fiado, não é? (ar desconfiado, quase com medo)
-É. Mas porquê ele tem tanta certeza de que colocando aquela plaquinha lá ele não corre o risco de alguém voltar amanhã e lhe pedir fiado?
-Bem, porque quando a pessoa voltar lá amanhã estará escrito a mesma coisa e terá que voltar amanhã de novo, e assim consecutivamente, não é? (agora sim, com ar de medo)
-Mas você disse: "quando a pessoa voltar lá amanhã". Se a pessoa voltasse e fosse amanhã, ela não teria o direito de pedir fiado?
-Acho que sim. (passa a mão na cabeça)
-Então porque quando ela volta, não se sente no direito de pedir fiado de novo?
-Porque está escrito a mesma coisa?
-Também.
-Ah, não sei. Você está me assustando e eu estou ficando neurótico.É melhor você parar.
-Simples. É porque quando ela volta, não é amanhã, é hoje de novo.
-Eu acho que vou vomitar.
-Vou direto ao assunto.
-Tem um ponto direto nesse assunto?? Por que não disse logo?
-Queria preparar o terreno.
-Se "preparar o terreno" for derreter o meu cérebro, você ja conseguiu.
-Bem, vamos lá. Está preparado?
-Eu vou te matar.
-Calma. Você anda muito estressado, senta aí.
-Me dá aí esse cigarro!
-Mas você não tinha parado?
-Fala!
-Ok. O amanhã não existe! É pura convenção.
-Garçom! Um uísque... duplo hein!
-Você também voltou a beber?
-Sem gelo!
-Ficaria tudo mais claro se chamássemos o amanhã de "o hoje que ainda virá".Você não acha?
-Me dá outro cigarro.
-Você está me ouvindo?
-Amanhã eu falo com você.

Elizeu Vital da Silva

3 comentários:

Rafael disse...

Por isso eu só peço fiado no cartão de crédito hehehe.

Ŧóрєrš disse...

Por isso que as placas de boteco deveriam ser "Fiado só ontem". Pelo menos o ontem existiu. Num dá pra dizer eu vou comprar um carro ontem, se você comprou, já era. E mesmo que você vá comprá-lo hoje, exite uma chance de isto não acontecer. A coisa só acontece quando ela termina. Ninguém vence o passado.

Anônimo disse...

e o futuro nunca é alcançado, pois só podemos estar no presente.

já dizia... bem, não sei quem dizia, mas alguém disse uma vez: "viva o hoje, porque o ontem não existe mais e o amanhã é só uma promessa".