Em São Paulo está proibido fumar em qualquer ambiente fechado de uso coletivo, incluindo restaurantes, estabelecimentos comerciais, empresas e bares. A Lei Antifumo foi sancionada pelo governador do estado, José Serra, e entrou em vigor no dia 07 de Agosto. Você, fumante ou não- fumante, provavelmente acredita que a dita lei fora criada para diminuir os malefícios à saúde provenientes do cigarro. Eu não.
A Lei Antifumo do Serra é a lei com a maior aprovação popular desde quando ficou acordado que matar criancinhas no berçário não era legal: Segundo o gabinete do Governador, 94% da população do estado aprovam a nova medida. Levando em conta que São Paulo é um estado formado por mais de 40 milhões de pessoas, cerca de 38 milhões estão do lado de José Serra.
Vamos aos fatos.
Em 2002, o mesmo José Serra concorreu à Presidência da República pelo PSDB. Perdeu para Lula no segundo turno por uma diferença de quase 20 milhões de votos, recebendo aproximadamente 34 milhões. José Serra é o atual pré-candidato do partido tucano à sucessão presidencial de 2010. E, se quiser ser presidente um dia, terá que elevar sua popularidade.
Partidários do governador apontam como argumentos favoráveis, além dos relacionados à saúde, a existência desta mesma lei em países desenvolvidos. Ok, você pode pensar, "Se isso já acontece nos Estados Unidos e funciona, deve dar certo também no Brasil". Porém, a tal lei antifumo é datada de 1996, inicialmente em vigor na California. José Serra foi Ministro da Saúde do governo FHC de 1998 a 2002. Será que ele nunca pensou em por tudo isso em prática antes? Será que ele só pensou agora sobre isso, coincidentemente um ano antes das eleições? Você, fumante ou não fumante, pode achar que sim. Eu não.
4 comentários:
.barile, você está a par dos males do fumo passivo? Acho que, antes de ir contra uma campanha tão bela e digna de aplausos, você deveria pensar nas pessoas que estão sendo beneficiadas por ela. Independente de politicagem ou não. Acima do poder e do dinheiro, está a saúde. Pense nisso. Reflita.
Campanha Comentário do Bem
Por um blog com mais amor
o q me incomoda, mais doq fumaça na cara, é a sensção de estar sendo manipulado.
ah.. e eu vou apoiar a lei pq concordo c sua necessidade, principalmente em respeito a tds funcionarios q trabalham em bares, por ex, e não tem outra opção a n ser tornarem-se fumantes passivos.
Só q não concordo com políticos fzendo uso da Lei, sob a imagem da busca pelo bem coletivo, para melhorar sua popularidade perante os eleitores.
Eu... só... tava zuando, cara.
Postar um comentário