Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

sábado, 1 de agosto de 2009

TV, Minha Preciosa

Há pouco me deparei com uma cena muito curiosa. Meu irmão assistia a um programa televisivo de qualidade singular e, se me permitem dizer, de pertinência não menos única: Vídeo Show. Tudo bem, não é uma coisa tão curiosa assim.

Ao contrário do que o senso comum preza, televisão não é para qualquer sedentário. Pelo menos não para os de dedicação duvidosa ao ócio. A tevê movimenta mais as pessoas e o comércio do que se possa imaginar. Como ficar sábado em casa sabendo que e Zorra Total está comendo solta com piadas dolorosamente eternizadas por Max Nunes, e que ainda reverberam no "engraçadíssimo" Jô Soares. Parece que os programas são feitos para tirar o ser humano de casa, principalmente pelo viés da vergonha alheia. Você já sentiu vontade de desviar o olhar quando na apresentação de piadas, romances ou reconciliações mais piegas que disque mensagem? O leitor que divide semelhante sentimento está bem menos sozinho do que se pensa. Porém, por que diabos várias vezes nos vemos e vemos outros tão atentamente presos à tela? Resistindo firmes como batatas mofando no sofá diante daquela programação. Simples, os programas são justos com o telespectador: se você é vagabundo o suficiente para ficar assistindo Vídeo Show entre outras aberrações, esta é a prova cabal de que você merece estar desempregado. Não é coincidência que os jornais são transmitidos no horário do almoço, pois é a hora que alguém ocupado tem para se atualizar, do meio dia às duas horas, depois disso a emissora joga na sua cara o quão inútil você é ao acompanhar Vale a Pena Ver Denovo. Olha a sutileza nesse nome. Provavelmente o gênio que o inventou leu o "Vale" de maneira sarcástica e omitiu um vocativo no final: otário. Não bastando isso tudo, os poucos programas legais dos canais abertos passam de madrugada. Mais uma vez a justiça televisiva em ação, quer ver alguma coisa que preste? Então faça por merecer.

Meu irmão assistia com tanta atenção a tal receita de doce feita por uma atriz de novela das 7, que fiquei curioso e perguntei pra ele por que ele via aquilo com tanta dedicação. Você vai fazer essa receita pelo menos? Não, eu nem gosto desse doce. Então por que você tá assistindo isso com tanto afinco? Num sei. Meu irmão riu. Riu de si mesmo. E logo em seguida tomou um providência: continuou assistindo ao programa, com a mesma diligência. Ele não percebeu a sucção televisiva da primeira, nem da segunda vez, é como se tivesse sendo puxado por aquela receita de doce de morango com massa folheada.

Parece que às vezes a tevê tem o poder de lavar as nossas mentes. Mas em certos lapsos de razão você se depara com sua própria situação, consegue ver a si mesmo sentado olhando com a boca semi aberta e os olhos vazios. Isso não acontece à toa. A TV nos leva para outro lugar, um lugar bem melhor que o das receitas da atriz, que os pretendes daquelas beldades de sábado à tarde, que os casos de família. Ela nos leva para uma sala branca, estéril, passiva, nada nela presta, nada nela tem utilidade. Nunca me senti tão bem.

8 comentários:

Ivã disse...

Se quer humor de verdade veja aqueles programas de lavar roupa suja da record, redetv, band. Aquilo sim é de rachar o bico.

Mas não é para fracos de espírito :P

Ŧóрєrš disse...

A Fazenda é um clássico. O apresentador é ruim, o povo que tá lá dentro é muito sem graça e os poucos que fazem alguma coisa interessante no quesito baixaria são mandados embora. O programa, tanto no You Tube quanto na TV, ganham mais audiência pelas cenas das mulheres tomando banho do que por qualquer outra coisa. O público nunca me desaponta.

Ŧóрєrš disse...

*ganha.

barile. disse...

A Fazenda é tão improvável que inaugurou um novo segmento na TV: Surreality Show.

.barile disse...

Quanto ao post, concordo com a tese do Topers: Nada me dá mais vontade de fazer pilates doq o Zorra Total.

Ŧóрєrš disse...

Pânico na TV: A Metalinguagem do lixo ainda é um lixo?

Carol... disse...

Juro que eu dei ateh aquela viradinha de cabeça pra entender essa foto!!! hisuhaisha

Ŧóрєrš disse...

Mesmo porque essa é a única coisa que presta aí... ha, ha, ha...