Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

O Outono é sempre igual: a Sandy estraga no final



Ouça essa música. Porém, pause o ponto 1:20m do vídeo. Aqui está a exata fronteira entre o Cult e o Brega; entre o Indie e o Pop; o Orgulho e o Preconceito; a Melodia e a Gritaria; a Calma e o "Vamo Pulá"; Chico Buarque e Chitãozinho; Clarice Lispector e J.K. Rowling; Franjinha e Mullets; Barba e Espinhas. E sabe qual a diferença real entre esses mesmos 80 segundos cantados por Marcelo Camelo (no Acústico Mtv, em "Quatro Estações) e o restante, gritado por Sandy? Você, platéia. A música (e isso é que devia importar) é exatamente a mesma.

Se Los Hermanos ou qualquer outro projeto barbudo tivesse lançado esses mesmos 1 minuto e 20 segundos em algum disco que já sai da gravadora com o selo CULT pregado à capa, toda a breguice que atrai tomates à dupla sertanejo-pop-teen daria lugar a sorrisos blasés pré-fabricados de uma penca de fãs que não aprendeu senso crítico na escola, além de palmas de uma crítica preguiçosa, que acha mais fácil copiar opiniões do que pensar.
Camelo, ou a sua interpretação, impôs na música todo o arzinho superior temperado à velha bossa-nova que dá o tom de sua obra e despenteia suas viúvas. Contudo, Sandy, a Virgem, não deixa barato. Um grito estridente deixa bem claro que estamos em terreno estranho, bem estranho, esquartejando qualquer resquício de saudade que o fim da dupla poderia causar.

Musicalmente falando, a versão é sofrível. A "química" entre os dois simplesmente não existe. A impressão que dá é que são duas canções em uma só: a diferença entre uma interpretação e outra é gritante, literalmente. A primeira parte ficou com o jeitão Los Hermanos, apesar da música ser de Sandy: letras existencialistas e, por vezes, com temas bucólicos (vide "o vento" ou "primavera"), pieguices ("o calor aquece o meu coração") e esquisitisse ("felicidade, uma quimera/viver sonhando, quem me dera"). Elementos que não saem da receita de qualquer canção de amor. Seja ele - o amor - ao próximo, a si mesmo ou à grana que um acústico Mtv às vésperas da "aposentadoria" das duas bandas pode render. Só falta Sandy e Junior cantarem "O Último Romance" para tirarmos a prova real e sabermos se o saco do qual saem essas duas farinhas é o mesmo.

29 comentários:

reflexões disse...

com certeza, a diferença é grintante mesmo!!!! chega a doer os souvidos!!!! Nossa, e a música é linda!!!! Porém só perebemos isso na primeira parte, né?????

Anônimo disse...

A Sandy é uma ótima cantora, FATO!

Anônimo disse...

Se acha cara... c tah viajandu.. a sandy eh a pior.. mas nem curto los hermanos tb!!ahahahaaaa

Cristiano disse...

NO Sandy YES Los Hermanos

Abraço

www.piraodagua.blogspot.com

Anônimo disse...

ah tá....
.fernando, pq vc insiste em falar mal de tudo?? Do q vc gosta??

Anônimo disse...

Primeiro... Antes fosse por preguiça de pensar que os criticos costumam elogiar o "trabalho" destes cúmulos da breguisse que respondem pelos nomes não menos bregas "Sandy e Junior". O que, convenhamos, nos faz dar asas à imaginação e pensar que talvez, "Sandy, a Virgem" não seja assim tão virgem. (tá, essa foi maldade...rsrsrs)
E você, que achava que só Chico Buarque (com mil perdões pela comparação) consegue a proeza de fazer cover de si mesmo e vender discos, esqueceu de considerar uma das maiores duplas de CHARLATÃES que hitória da música brasileira já viu... Bom, DEIXA EU TIRAR RAPIDAMENTE CHIQUIM DAQUI pois ele NÃO mereceu esta comparação que fiz. Deste sim é o trabalho que não pode, DEVE ser ouvido, lido, repetido e copiado milhões de vezes. A dupla-que-não-é-mais-dupla, é que devia ser presa por 171!!!

Segundo... Não vou nem perder meu tempo criticando a musicalidade da Sandy, pois afinal de contas não acho que ela tenha, vamos ser justos, mais que o mínimo para não desafinar.

Terceiro... (e agora eu já ouvi a música) Minha nossa! Concordo completamente com você, Fer... ;)

Anônimo disse...

Olá,

Sou da comunidade do Blogger no Orkut...

Vim aqui comentar...

Olha, achei o seu Blog suuuper maneiro.!

Bastantes coisas legais... vou voltar mais vezes. =]

Depois da uma passadinha no meu:

http://informaticablogs.blogspot.com/

Abraço.. té+

Ŧóрєrš disse...

Eu nem ouvi a música ainda... mas já posso falar... é uma bosta. Ter pai rico dá nisso aí... esses dois estariam trabalhando num escritório, sem o conhecimento de ninguém senão dos familiares... isso seria ótimo pra gente.

Anônimo disse...

Não, peraí... Sandy agora faz Letras para aprender a escrever...
Eh, porque alguém aqui consegue imaginar a frágil irmã de Junior dando aula de portuuguês para uma sala de 40 anjos pré-adolescentes??? Ela só pode estar pensando que vai acordar no dia seguinte da colação, olhar no espelho, e ver Ana Carolina...
Ou será que ela vai colocar um par de óculos, deixar as sobrancelhas por fazer e virar lingüista?? Eu pelo menos vou fazer as sobrancelhas... rsrsrsrs...

Anônimo disse...

...

caró disse...

"Camelo, ou a sua interpretação, impôs na música todo o arzinho superior temperado à velha bossa-nova que dá o tom de sua obra e despenteia suas viúvas."

Ahhh!!!E como despenteia.....rsrs

Bom fer vc resumiu bem...
"O Outono é sempre igual: a Sandy estraga no final"

Ŧóрєrš disse...

Ha, ha, ha... Biguetti cê tá demais hoje... muito bom!

Daniela González disse...

mídia. essa é a palavra. pode ser substituída tranquilamente por ignorância. por isso eu pulei fora. ufa.

Anônimo disse...

Filha de peixe, peixinho é. O pai jah era uma naba, vai se esperar o que da filha... Mas a midia é qm define isso não é?
Bom para mim q tenho censo critico não, mas e qm não tem? :/

Anônimo disse...

Esse blog só tem críticas patéticas.
A sandy é uma otima cantora, e o camelo um otimo musico.

Acho que esse cara não gosta nem dele mesmo!!!

.barile disse...

só não concordo com a parte da sandy

Ŧóрєrš disse...

"O pai jah era uma naba" - ha, ha, ha... muito boa!

Mas sempre tem a compensação dos anônimos, né?

"Esse blog só tem críticas patéticas" - ha, ha, ha... mas num tem como não rir.

Unknown disse...

No fundo você é apaixonado pela sandy, ou seria o junior???

Ŧóрєrš disse...

Hummm... o Junior, Fernando?

Anônimo disse...

Concerteza o Junior.

Ŧóрєrš disse...

Hummm... o Anônimo, Fernando?

Ŧóрєrš disse...

AHHH! HA, HA, HA, HA, HA, HA, HA... ACABEI DE OUVIR A MÚSICA... QUE PORRA É ESSA?

Anônimo disse...

Por que a surpresa Topers??? Ce esperava algo a mais (ou a menos) dessa experiência mal sucedida?? rrsrsrsrs...

Mas o negócio é esse mesmo... critica-se algo ou alguém que ta na boca da massa e como num passe de mágica, ou num click do Google, aparecem esses anônimos (ou não) pra fazer a gente rir... ou pra partir o coração do Fernando... rsrsrs

Ŧóрєrš disse...

Eu tô com um criame de anônimo aqui, Carol, vamo bota essa porra pra se multiplicá, vai que sai um que evolui a espécie... ou não.

Anônimo disse...

Denúncia corta-pra-mim:

No post, "Chico Buarque Não Morreu", a internauta Caró disse:

"As musicas do Chico nunca foram muito divulgadas, e agora não é diferente. As pessoas que curtem mesmo suas musicas, concerteza conhecem os novos trabalhos."

No post "Outono é sempre igual...", anônimo disse:

"Concerteza o Junior."

Concerteza coincidência?

.barile disse...

Eu sabia que já tinha lido em algum lugar do blog....rss

caró disse...

Com certeza não sou eu...rs
Mera coincidência!!!
Se bem que eu tbm prefiro o Junior....hehehehe

mim. disse...

Sendo ou não a Sandy que estraga no final, a música não é boa.

Cristiano K. Steffen disse...

Como intérpretes acho a Sandy melhor que o Camelo... Não ligo muito pra estereótipos, cult, reggae ou salsa.... pra mim, a música tem que ser boa. Ponto.