Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

ignorancia.com ( A Involução do E-Punk)


D.I.Y. (Do It Yourself): Faça Você Mesmo. A sigla traduz o principal lema das bandeiras daqueles que, por muitas vezes, as queimam por hobby: O Movimento Punk. Niilismo, subversão, agressão visual. Nunca o mantra anárquico fez tão pouco sentido como agora.
A Revolução Punk, que como manifestação cultural cultuou e enterrou bandas como Ramones e Sex Pistols, colhe agora mediante às telas de computadores os frutos de sua pobreza intelectual.
O D.I.Y. é levado à risca e despeja na internet, sem o menor pudor, uma infinidade de informações tão vagas quanto inóquas em troca de alguns scraps de fama. Orkut, YouTube, MySpace, Wikipedia, Blogs, a tão ovacionada revolução digital escancara o defeito mais latente de quando os profissionais são substituídos por curiosos aparecidos: informação burra.
O telespectador virou programador de TV no YouTube. O homem- panfleto virou publicitário no MySpace. Historiadores, biógrafos, geólogos deram lugar à uma penca de internautas que brincam de consultores culturais e confundem o mundo na Wikipedia, a "enciclopédia digital". O único ensinamento dessa coleção de pérolas e gafes elefantescas é que quando se trata de informação e cultura, o mínimo de profissionalismo e respeito ao leitor é necessário. E não confunda isso como uma pregação ao diploma universitário, mas somente uma necessidade em acreditar no que se lê, sem precisar verificar no Google 3 ou 4 vezes antes de dar credibilidade à informação.
Uma transa entre Nelson Rubens e Sonião Abraão seria uma catástrofe que faria a bomba de Hiroshima parecer uma tarde ensolarada em Honolulu. Porém, a improvável cria já fora batizada: Orkut Buyukkokten (na foto acima). A invenção desse programador da Google apresenta no Brasil uma influência diária nos modos e costumes de milhares de pessoas. Detalhes íntimos da vida alheia são descobertos em alguns cliques. Parece que o número de voyeurs era bem maior do que se imaginava.
Seu impacto cultural só será dimensionado daqui a algum tempo. E, de início, não está cheirando bem. Será que é realmente inofensivo uma exposição da vida de pessoas completamente não preparadas para isso? Transformar em reality show a navegação de internautas, em sua grande parte ainda crianças, não interfere em nada em seu desenvolvimento?
A impressão que dá é que na internet a vida não é real. É um universo paralelo onde o faz-de-conta vira opção. Você pode fazer o que quiser, até mesmo, se passar por outra pessoa. É um teatro da vida real que transforma a platéia em personagens e diretores. O problema é que, na maioria das vezes, você acaba fazendo papel de bobo. A "anarquia digital", que ignora toda forma de poder, transforma em ignorantes aqueles que se sentiam ignorados .

26 comentários:

Daniela González disse...

concordo. mesmo assim, eu ainda quero sua companhia na net. haha. hj eu tô bizarra mas tô uma fofa.

Arthurius Maximus disse...

Na realidade, expor-se na rede ou no mundo real é um erro que apenas os inocentes e inexperientes cometem (ou talvez os crédulos). o inimigo está lá fora a espreita e espera apenas um vacilo para reclamar o que acha seu por direito.
O grande problema é a falta de educação, costume e instrução das pessoas em lidarem com o meio eletrônico.

caró disse...

Eu gosto do orkut e minha vida é um livro aberto..hahahahahaha

Mas é bem isso, as pessoas não tem noção das consequências que essa exposição pode causar, nós não estamos preparados para isso.

Luciana Bataglia disse...

Estou odiando o Orkut. Só não deixo de participar, por ter contato com algumas pessoas distantes por lá.

Cheguei a me viciar nele. Buscava informações sobre tudo e todos. Descobri traições.

Eca! O Orkut não vale nada.

caró disse...

A pequenina era praticamente uma detetive...será que era?!!
hahahahhhahaha

=P

Anônimo disse...

não é engraçado vc falar mal de blog e ter um ao mesmo tempo??

doq vc gosta??

Anônimo disse...

não é engraçado vc falar mal de blog e ter um ao mesmo tempo??

doq vc gosta??

.barile disse...

Não é engraçado, é irônico.

Luciana Bataglia disse...

Fuço meeeeeeeeeesmo.


adoro ironias...

caró disse...

É uma brincalhonaaaaa!!!!
rsrs

Ŧóрєrš disse...

Fernando, seu pseudo!

Anônimo disse...

eu sempre pensei em algo assim também...que na internet as regras são diferentes, que agente pode fingir ser quem agente quiser..

.barile disse...

Não só as pessoas fingem ser outras, como também forjam uma idéia fictícia de si mesmas.
O perfil do orkut, por exemplo, é uma projeção daquilo que vc gostaria que fosse a sua vida, ou de como vc prefere que os outros vejam você. Há muito pouco de verdade.
No orkut, você procura pessoas, mas só encontra fakes de si mesmos.

Ivã disse...

Ow, a gente precisa brigar de novo :D

Mas assim não dá não, vc tem q postar coisas q eu não concordo. XD

Mas só pra cutucar:
"E não confunda isso como uma pregação ao diploma universitário, mas somente uma necessidade em acreditar no que se lê, sem precisar verificar no Google 3 ou 4 vezes antes de dar credibilidade à informação."

E dá pra acreditar em algo que se lê/vê/ouve sem antes verificar?

Anônimo disse...

Quem é que em sã conciencia fala, mostra, publica coisas que não gosta em si mesmo? Se o faz, não é por sinceridade, honestidade ou inocência mas sim, com o único e primitivo objetivo de chamar atenção, quando nada mais o faz... esqueletos foram feitos para armários bem fechados...

Ŧóрєrš disse...

É isso aí... bando de coitados.

Ivã disse...

Alguém aí traduz a metafísica do anônimo aí de cima, por favor?

Anônimo disse...

Ivã, não se faça de desentendido!!! Vai dizer que além de esconder os esqueletos vai agora disfarçar o armario tbm??? rsrsrsrs...;)

.barile disse...

rsrs..Toma, Ivã!

Ivã disse...

Acho que esse anônimo não é tão anonimo assim...

.barile disse...

tb acho.... Sai do armário, anônimo!

Anônimo disse...

é uma mulher, disso eu ja sei!

Ŧóрєrš disse...

Hum, será que é gata? Eu fiquei sabendo que tem namorado.

caró disse...

hum...pensei que fosse o topera...hahahahhaha

caró disse...

Ahh se bem q estranhei neh a carinha ;)
meio gay...rsrs

Ŧóрєrš disse...

Eu só uso um emoticon... e ele num é uma carinha.