Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

O Jogo Sujo de Lost

O maior mistério da série mais americana e mais popular da atualidade não é quem são os "outros". Não é o passado obscuro e interligado dos sobreviventes do desastre com o vôo 815 da Oceanic Airlines que despedaçou-se na ilha. E muito menos quem comanda a "Fundação Hanso" ou quem está por trás do "Projeto Dharma".
O grande segredo de Lost é conseguir tanta popularidade e, conseqüente retorno milionário, com uma combinação fracassada: história piegas contada por um amontoado de atores medíocres, um roteiro cíclico que dá voltas e voltas sem sair do lugar e incontáveis fatos fundamentais para o entendimento da trama simplesmente escondidos de seus telespectadores.
A série mudou a maneira de como uma pessoa assiste TV. A experiência de Lost começa exatamente quando a transmissão de um episódio termina. Fóruns, comunidades e discussões tão intermináveis quanto irrelevantes tentam desvendar os mistérios meticulosamente programado por seus criadores para gerarem exatamente isso: um faniquito de curiosidade capaz de enlouquecer muitos fãs.
Todo o processo de descoberta interpretativa de Lost se assemelha muito com o que é usual para jogos de vídeo-game. É uma "pseudo-interatividade" que dá "um grau" em quem está do outro lado da tela. Assim como em games, quanto mais você avança nas temporadas, mais você descobre sobre seus personagens. Mais informações adquire, a fim de solucionar a penca de segredos forçados e impostos pelos produtores.
O acidente que serve de ponto de partida da história é a queda de um avião comercial lotado de passageiros em uma ilha qualquer do oceano pacífico. Muito provavelmente, foi o desastre desse porte com mais sobreviventes da história da aviação civil: inicialmente eram 48 personagens da parte central e 23 da traseira do avião. Porém, essa conta aumenta de acordo com o Ibope da série.
Um artifício constantemente usado pelos roteiristas é o uso de "flashbacks" que contam o antepassado dos personagens, horas, dias e até anos antes do acidente. "Misteriosamente", boa parte dessas histórias se cruzam, abrindo espaço para polêmicas teorias, que quase sempre apontam para defeitos ou traumas da vida de cada um. Um artifício clichê, por um motivo clichê, em uma história clichê.
Esse manuseio com o intelecto dos telespectadores soa mais apelativo a cada episódio. A impressão que dá é que a única locação de Lost (uma ilha no meio do nada) é o lugar mais misterioso do planeta, e que será preciso mais de uma vida para os heróis desvendarem todos eles. É muito mistério para pouca história.
Brincar nesse jogo movido a trapaças e esconde-esconde com o público pode até ser divertido. A questão é ter a certeza de que é você quem está no controle. De que é a audiência que joga com Lost, e não Lost que joga com a audiência. Até agora, quem está ganhando são os produtores. E muito.

50 comentários:

reflexões disse...

Realmente, Lost é uma grande incógnita, até hj não entendi o q a faz tão popular.... na verdade, a série é um monte de confusões q ficam testanto nosso intelecto!!!

Anônimo disse...

Lost é legal e, assim como Harry Potter, esse .fernando não assume que gosta.. fica nessa pose de pseudo-intelectual barato.

Juju disse...

Ahh de Lost ele gosta sim!! =)
Fer, admite!!! a gente ateh ficava procurando pessoas semelhantes aos personagens nos corredores do CCH!!! "Olha ali o Hurley!! e o John!! e o Sayd!!" hauahuahuau

Mas sabe q eu ateh entendo a "crítica"!?!? Chega uma hora q cansa, né?? vc quer desvendar os mistérios e eles não se desenrolam!! dá um super faniquito!!
Vai chegar uma hora q os personagens principais vão ser os filhinhos de Kate e Sawyer, lutando redundantemente para sair da ilha!!
boring... =/

.barile disse...

Xii.. ainda tem anônimos do Hp por aqui? Achei q tivessem ido embora

.barile disse...

olha a d'almas querendo me ridicularizar..

caró disse...

Lost?!!
Muito elogiado ano passado nos corredores do CCH...rs
Eu confesso que cansei na 2º temporada...mas pra passar o tempo é melhor q HP!!!

Mas o Sawyer...aiai!!
Melhor dexa pra lah...rs

=]

Ŧóрєrš disse...

Eu espero que esses anônimos nunca desaparecem pra falar a verdade, eles me fazem rir demais.

Anônimo disse...

"Muito provavelmente, foi o desastre desse porte com mais sobreviventes da história da aviação civi"

mto boa essa....kkk

Anônimo disse...

Seu babaca ridiculo, o que que vc tem contra séries que fazem sucesso?

Só pq vc é pobre?

Wanderson "Wans" disse...

Nunca assisti o seriado, mas achei interessante sua colocação quanto a "pseudointeratividade" e a forma como o mesmo se dá depois de terminado o episódio. Realmente o que existe de comunidades e fóruns à respeito de Lost é uma coisa impressionante.
Parabéns pelas colocações.
Você é jornalista? Senão é, parece.

Anônimo disse...

vc está certo;;;;eu adoro LOST e nem concordo com muita coisa q vc disse, mas a questão da experiência LOST é real...sai da tv e entra num mundo diferente....

http://sacochei.blogspot.com

Gisele disse...

Nunca assisti Lost...
e nem tenho tanta vontade assim...heheheee

gostei do post!
Legal seu blog!


http://podiatamatano.blogspot.com

Anônimo disse...

Oi! tudo bem?
gostei esse post sobre Lost.
muito bom o seu blog, continue assim!
tenha uma boa quinta,
Abraço

Anônimo disse...

"qualquel" um sabe que esse não foi o acidente aéreo com maior número de "civi" sobreviventes.

Anônimo disse...

ah, esse foi o meu comentário de quinta, blz fernando?

.barile disse...

vc sabe q esse não era meu ponto né, panther?

Juju disse...

eu concordo com a caró!!!

o Sawyer... aiaiaiai... hauahuahua

e concordo com o topers... isso aki tah cada vez mais engraçado!! hauahuhau

Anônimo disse...

pó dexá, foi só uma brincadeira... vc não riu?? rsrsrsrs

ok ok, da próxima vez vou me disfarçar de anônimo e te xingar um pouco ok? hahahaha

ps.: eu nunca fiz isso hein! em compensação o topers...rs eu não ponho minha mão no fogo hahahahaha

Anônimo disse...

É de certo se fosse ele que escrevesse o roteiro do Lost, quem sabe ele seria melhor?!! Né?!!
Esse muleke nem sabre o que escreve.

caró disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
caró disse...

Aff
¬¬

Ahh exclui sem querer meu comentário, mas estava assim:
"Esse muleke nem sabre o que escreve."
E pelo jeito o anônimo tbm não!

By Caró

.barile disse...

Aviso aos "Anônimos":
Podem se achar o valentão e o "zé graça" o tanto que quiserem, se quiserem fazer uma gracinha de"bad boy" podem até me xingar, eu não ligo. Só não faça isso com os demais q aqui frequentam para dar suas opiniões, principalmente as meninas.Blz?
No meu meu perfil tem o meu e-mail pessoal, fique à vontade para dar xiliques.E, de preferência, tenha coragem de falar isso na minha cara, logicamente, se for homem de verdade e não muleke que não tem nem coragem de assinar um post imbecil.
Eu odeio qqer tipo de censura, mas quem ofender qqer pessoa q não seja eu, terá o comentário deletado.
Aos demais, é mto legar ver ótimas opiniões de diversos pontos de vista. Valeu.

Ŧóрєrš disse...

Panther, Panther, qué me difarmar aqui, véio?

Anônimo disse...

Esse .fernando só fala bosta!

Ass: Tópers.

Ŧóрєrš disse...

Toma, Fernando!

Ŧóрєrš disse...

"Seu babaca ridiculo, o que que vc tem contra séries que fazem sucesso?

Só pq vc é pobre?" - Melhor comentário até o momento.

Ŧóрєrš disse...

Olha aqui seu bando de anônimos hipócritas, não venham pra cá com essa imagem de contra o do contra soberana e alienada para ofender quem num tem nada a ver com assunto. Eu fico imaginando a vergonha da Mediocridade quando encara pessoas como vocês, ela, toda feliz no seu mundo do não extraordinário, tem que aturar a existência dessas criaturas pífias no seu universo pelo simples fato de não haver outro lugar onde se possam enfiá-los. Acho que talvez daí isso influencie atitudes como esta de ofender quem não escreveu, colaborou ou incentivou a criação do texto. E daí vocês se encontram, pelo menos se acham, num patamar acima dos medíocres, exatamente onde se caracterizam como ridículos. Então, se querem se fazer de não pseudos, de meros revoltadinhos, tenham a decência de ofender a pessoa certa, seu bando de zeros, que não têm nem a capacidade de argumentar qualquer porcaria pelo simples fato de não saberem nem porque limpam a bunda depois de cagar. Só sabem que o mundinho fabricado por vocês mesmos é uma merda e sendo assim é mais fácil se excitar com outro criado para ser digerido por gente tosca.

Se vocês tão cansados de xingar o .fernando, podem mandar e-mails pra mim também, agora tem mais alguém aqui pra ouvir as besteiras tristes e juvenis que até as suas mães viram as costas, por desconsideração a esses abortos de macaco que elas cuspiram no mundo.

Agora, eu confesso, algum deles tem que me responder, porque eu tô loco pra dar risada. Seus fiascos.

Quanto aos anônimos que só ofendem a gente, por favor, continuem o seu belo trabalho.

Anônimo disse...

topers, só pq cortaram seu rabo e te ensinaram a falar vc pensa que não é macaco??

Ass.: Black

hehehehehe

Anônimo disse...

Olha ficaram ofendidos.
Esse blog é uma bosta, e as pessoas que aqui comentam tbm, sem exceção.

caró disse...

"Esse blog é uma bosta, e as pessoas que aqui comentam tbm, sem exceção."

Preciso dizer alguma coisa?!!!
aiai....tsc..tsc!!!!

Juju disse...

"Esse blog é uma bosta, e as pessoas que aqui COMENTAM tbm, SEM EXCEÇÃO."

cuidado com a generalização, meu filho!!! haaHuahauhau

e o blog se torna o assunto mais hilário nos corredores do CCH!! hehehehe adooooooorooooo!!! =)

Anônimo disse...

"Esse blog é uma bosta, e as pessoas que aqui comentam tbm, sem exceção."

Q BUROOOOOOOOOOO!!!!
hahahahahahaa

ele nem sabe que se inclui na turma dos "bosta"! hahahaha

vc sim meu amigo(a) é um bosta!

Anônimo disse...

Muito bom o texto.
Concordo com você,as pessoas acabam ficando alienadas a esse tipo de série.Lost é um exemplo vivo dessa alienação.


Abraços!

.barile disse...

"Olha ficaram ofendidos.
Esse blog é uma bosta, e as pessoas que aqui comentam tbm, sem exceção. "

Realmente, fortíssimo candidato ao "Pior Comentário do Ano".
Foi uma das maiores lições da generalização burra, ou um raro momento de auto-crítica..rs..

Parabéns, Anônimos: vcs representam a alma da internet!

César Schuler disse...

ainda bem que eu nunca assisti lost...

rsrs, adorei o post...
tu é jornalista?

Red Letters disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Red Letters disse...

Seus textos são bem interessantes, e principalmente polêmicos, rs.
Assisti uma vez este seriado pra nunca mais. Concordo com sua posição. Estou até sem palavras, pois você discorreu o assunto de forma brilhante. Parabéns!

Ŧóрєrš disse...

Aí, eu estou ofendido... vou chorar como os anônimos emos.

Anônimo disse...

Primeiro, uma pergunta: seriam suas críticas sobre séries de sucesso uma jogada de marketing?? Porque, se for, está dando super certo! Acho que esse blog nunca recebeu tantas visitas! HIHIHI!

Agora, sobre o texto:

Também não gosto de Lost. Na verdade, nunca tive interesse em ver, mas como a série é motivo de inúmeras discussões, acabei sabendo algumas partes da história. Não gosto de criticar algo sem ter conhecimento sobre o assunto, mas ao meu ver, os roteiristas de "Lost" fizeram uma miscelânia de temas supostamente intrigantes, onde não há um mínimo de contextualidade.

Um dos problemas de séries de sucesso é justamente o sucesso que fazem. Os produtores não querem abdicar da série e continuam criando mais histórias para sustentar o programa, o que quase nunca dá certo. São criados novos personagens, que precisam de novas histórias e que dão margem a novas situações. Isso tudo em uma trama que já começou confusa realmente não dá um bom resultado.

Depois de 3 temporadas, até mesmo Buda perderia a paciência.

Mr. Rickes disse...

E tu ainda da audiencia ao lost!
Pow se é pra falar d coisas da tv que não dizem nada na vida da gente + tem audiencia, o q falar dos programa de fofoca???

pam disse...

huhu.

Como sempre, um post muito bom.
Fernando, parabéns..!

*Nunca assisti Lost, e tbm nao tenho a minima vontade. Coisa tosca.*

=*

Ŧóрєrš disse...

Eu acho que o Lost tá cavando um buraco tão profundo que nem ele mesmo vai conseguir sair de lá depois. Se o final da série não for uma coisa de outro mundo, muita gente aí vai se decepcionar, e juntar as suas vozes as nossas.

Anônimo disse...

imagina só se chagar ao ponto dos produtores não saberem mais como explicar tudo oq aconteceu???rs

se isso acontecer, é melhor eles redefinirem o conceito de ficar "Lost" e correrem p um lugar bem longe...

Anônimo disse...

Pra quem já tem o começo brilhante e talvez ateh tenham um final surpreendente, "tudo é dar-lhe uma idéia e encher o centro que falta."

Anônimo disse...

tenha*
my bad...

Ŧóрєrš disse...

Boa, Vânia!

What the fuck, Carol? Num entendi essas aspas aí.

Anônimo disse...

eh que a frase num eh minha... seria uma citação de Dom Casmurro.... hehehe....

Ŧóрєrš disse...

Nossa, sim, sim... ha, ha, ha... muito bom!

Unknown disse...

Tenho que confessar... ADORO Lost, mas dou o braço a torcer: historinha complicada essa! As vezes perco a paciência, tamanha é a confusão q se faz em minha cabeça. Concordo com muitas das colocações do .fernando, aliás, como sempre, muito bem escritas. Este garoto é um gênio das palavras, seus textos prendem a atenção do leitor e, melhor ainda, nos levam à reflexão e ao debate. Precisamos de mais exemplos como este e não de "anônimos" q são capazes apenas de ofender e tentar tolher o direito de expressão de outros, sem contudo utilizar de argumentos lógicos e convincentes para isso.

Ŧóрєrš disse...

Dá-lhe .fernando!