Passaram-se 30 anos da morte de Elvis Presley, no último dia 16. Após 2 bilhões de discos vendidos, o rei do rock e do rebolation transformou-se no artista com a maior geração de lucro pós-morte de toda história do show business. O fenômeno do "mito" após o sepultamento de algum artista não é exclusivo a Elvis. Os Beatles, The Doors, Queen e, mais recentemente, Nirvana também deixaram no plano terrestre cifras milionárias de rendimentos de suas obras, canonizadas por fãs saudosos ou, até mesmo, que só chegam a conhecer os artistas após o fim de suas carreiras.
No Brasil, a história se repete: Raul Seixas ainda é lembrado em cada pedido de bar, Cazuza e Renato Russo, o primeiro emo do país, continuam vendendo muito, mesmo depois de suas mortes. Assim também é a regra na MPB, Chico Buarque de Holanda é sempre apontado por críticos metidos e artistas bestas como um dos melhores cantores da atualidade, mesmo após sua morte. Mas, esperem aí: Chico não morreu! Não mesmo. O sexagenário carioca ainda desfila nas passarelas cults de Copacabana com a mesma imponência de seu auge tropicalista, porém, se Chico tivesse morrido no início da década de 80, sua obra musical (exclusivamente) não sofreria nenhuma interferência.
A contribuição musical factível do cantor morreu há 20 anos, mas seu fantasma ainda paira no imaginário da crítica brasileira.
É tarefa fácil a qualquer apreciador de boa música lembrar de uma penca de hits que marcaram época, obras do artista carioca. Sob uma rápida consulta à memória (leia-se Google), cito aqui alguns de seus maiores sucessos, assim como a data de seu lançamento original:
"A Banda", lançada no festival da record de 1966; "Roda Viva", de 1968; "Construção", "Cotidiano" e "Valsinha", de 1971; "O que será" e "Mulheres de Atenas", de 1976; as trilhas sonoras "Saltimbancos", 1977, e "Ópera do Malandro, 1979; "Cálice" e "Apesar de Você", de 1978. Aqui jaz um cantor. E nasce o mito.
Ná década de 80, Chico reconhecidamente entrou numa espécia de depressão pós ditadura. A ausência da censura, responsável por exigir do compositor uma habilidade lingüística extra, parece ter feito com que Chico acomodasse e se tornasse uma espécie de primeiro músico da história com aposentadoria garantida: a criatividade da produção parou, mas os rendimentos ainda chegam no final do mês, acompanhados dos louros de um suceso virtual. O músico Chico, de hoje, sobrevive às custas do velho Chico do passado.
De 1990 até 2007, foram 9 trabalhos lançados. Com 3 discos de inéditas em 17 anos: "Paratodos", "As Cidades" e "Carioca". Totalmente inexpressivos. A turnê de seu último lançamento, "Carioca", de 2006, conta com uma mega produção e percorre o país todo, atraindo adorades e simpatizantes a servir de pano de fundo e coro gratuito para a mais "nova" produção de Chico, lançada em 2007: "Carioca, Ao Vivo". Típico: é a roda viva da releitura viciosa. À propósito, você saberia cantar alguma canção desse badalado disco, Carioca, imposto pela crítica como mais uma obra prima de Chico?
20 comentários:
"À propósito, você saberia cantar alguma canção desse badalado disco, Carioca, imposto pela crítica como mais uma obra prima de Chico? Não? Nenhuma? É, nem eu."
Ahh eu sei..." Sonhei que o fogo gelou, sonhei que a néve fervia...Sonhei que ela corava quando me via"
As musicas do Chico nunca foram muito divulgadas, e agora não é diferente. As pessoas que curtem mesmo suas musicas, concerteza conhecem os novos trabalhos.
Jah falei fê, se quiser eu gravo pra vc o cd Carioca do chico..rsrs
Eu já disse e repito... Chico Buarque é o primeiro cantor que faz cover dele mesmo.
façamos o seguinte: quando vc produzir algo equivalente à metade das obras-primas que ele produziu, eu direi que o seu texto tem o mínimo de relevância.
mas eu ainda te adoro, peste.
putz..sempre tem q ter um né: "quando vc produzir algo equivalente à metade das obras-primas que ele produziu, eu direi que o seu texto tem o mínimo de relevância. "
Quer dizer q para poder criticar Chico Buarque eu tenho que, antes, produzir obras-primas?
E para criticar Lula? Vou ter agora que fazer um curso do Senac para torneiro mecânico, ser líder sindical, deixar a barba crescer e virar presidente da república??
Eu não posso, simplesmente, analisar algo sob o meu ponto de vista??
ps. é o tipo de comentário mais corriqueiro aqui, mais um da série: "Quem vc pensa q é?"
Como não curto muito Chico Buarque ele pode grava e regrava cd's que fica na mesma.
haehaehaeae
Mas devemos respeita-lo.
Legal o blog!
0/
"se Chico tivesse morrido no início da década de 80, sua obra musical (exclusivamente) não sofreria nenhuma interferência."
.fernando: Vc não têm noção doq fala. Chico Buarque influencia milhões de pessoas todos os dias.
Buarque, um grande mestre.
de tudo o que disse, concordo em partes. ele é um alcóolatra e talvez isso somado à separação de sua mulher, deva ter interferido mais em suas poucas canções sensacionais, do que a própria censura. mas vamos dizer que, sem a censura, ele não seria o que é...
........ hummmm... perto da decadência em que entraram Caetano e Gilberto Gil... Chico é sucesso e músico competentíssimo!
Acho os seus textos vazios e sem idéias concretas entende?!!
Bom!! Pra quem não entende as obras de chico, não entenderá o meu comentário.
E seus textos até que não são ruins, pelo menos isso né amigo.
"ele é um alcóolatra". Pronto, num tenho mais nada pra discutir. Disse tudo.
.fernando, quem você pensa que é? Você já vendeu milhões de livros do Harry Potter pra falar alguma coisa?
é impressionante...
.fernando, vc se acha melhor doq o Chico? Pq não faz uma música aí p gente ver se é boa??
palhaço.
Aewww
Agora começou os elogios....hahahahah
Adoroooooo
;P
Em entrevista, Chico Buarque atestou que antes de ser músico, é escritor, e que é nisso que acha que é bom. Se você olhar para a obra dele por esse ângulo, acho que ele tem razão... Acho que é "o músico Chico" que vive dentro do "escritor Chico" e não o contrário...
continua... (chefe chegando... rsrs)
biguetti, antes de mais nada (pq eu já sei mais ou menos onde vc quer chegar com isso) leia esse trecho:
"se Chico tivesse morrido no início da década de 80, sua obra musical (exclusivamente) não sofreria nenhuma interferência.
A contribuição musical factível do cantor morreu há 20 anos, mas seu fantasma ainda paira no imaginário da crítica brasileira. "
blz? ...rs
muito bom o texto, t+
Um bom pra começar:
"é impressionante...
.fernando, vc se acha melhor doq o Chico? Pq não faz uma música aí p gente ver se é boa??
palhaço."
Comentário mais idiota até o momento, façam suas apostas.
Ahh "palhaço" é um elogio pro fer, perto do que ele foi chamado pelos fãs do bruxinhu harry....rsrs
Quem fez o texto? um analfabeto musical possivelmente , quando CHICO MORRER , A MÚSICA MUNDIAL , MORRERÁ JUNTO COM ELE ! ISSO QUANDO MORRER , POSSIVELMENTE NA ATUALIDADE ,TEM MAIS SAÚDE QUE O IGNORANTE QUE PRODUZIU O TEXTO !
Postar um comentário