Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Che Guevara, a Saga de um Porco

Che Guevara nasceu na Argentina. Ajudou a humilhação-política-viva Fidel Castro a implantar uma ditadura em Cuba, e foi morrer encurralado, fraco e covarde na Bolívia, há 40 anos. Alguém com esse currículo não pode ser considerado um mito.
Asmático, Ernesto Guevara de la Serna foi recusado no serviço militar argentino por inaptidão física. Talvez esse episódio constrangedor lhe serviu de mote inspirador para, anos depois, trocar a medicina pela guerrilha armada que visava uma América Latina unificada. Parou de salvar vidas para assassiná-las violentamente.

Em 1953, El Chancho (o porco) se debanda para a Guatemala no intuito de fornecer apoio político e sanguinolento ao então presidente Jacob Arbenz, de ideais comunistas.

Arbenz era uma espécie de Lula guatemalteco. Um Hugo Chávez da América Central. Um enganador de pobres. Opondo-se a isso, o governo dos EUA inicia um movimento para depor Arbenz. Che Guevara junta sua bombinha de asma, um discurso afinado e muita bala para tentar evitar.
Ufanismo roto à parte, fica amigo de Raúl Castro durante uma passagem pelo México. Raúl, um homem de visão, reconhece em Che, características semelhantes de seu irmão mais velho. Entra na história o caquético, o arquétipo do atraso político, a vergonha do comunismo de farda verde-musgo: Fidel Castro.
De mãos dadas, cantarolando Chico Buarque, o Porco executa, com seu novo amiguinho, o único sucesso de sua carreira guerrilheira: implantar uma ditadura em Cuba.


Em 59, Fidel e Che recebem apoio financeiro e armamentistas dos carniceiros soviéticos e derrubam do poder o presidente de Cuba, Fulgencio Batista. Passados 49 anos no comando, o verme Fidel Castro segue à risca a cartilha do Porco para se manter ditatorialmente no poder: totalitarismo em primeiro lugar, implementação da burrice e alienação política de sua população.


Resultado glorioso. Cuba é hoje uma ilha da ignorância. Uma espinha geopolítica cheia de pus. Uma população que escapa das garras de Fidel na primeira oportunidade que aparece. Os menos sortudos, que permanecem na ilha, sofrem um racionamento de água, luz, energia e alimentos, além de terem arrancados vários direitos civis libertários. E esse, companheiros, foi o sucesso de Che Guevara, sua obra-prima porcalhona, que espalha, até hoje, sangue e pobreza por onde passou. Fidel, nos dias atuais, anda mal. Em estado de saúde tão agonizante quanto seu país. Porém, seu substituto já fora escolhido: o caçulinha Raul Castro.
...
A fabricação de um mito


Após mais um fracasso em sua biografia, durante uma investida falida pela África, no Congo, o Porco retorna com o desejo de unificar os países da América Latina (pasmem, se tudo desse certo, pelos planos de Che, nosso presidente seria Fidel Castro).
Enfia-se com um passaporte uruguaio falso em províncias campestres pelo interior da Bolívia. É enxotado pela população local. Em 9 de outubro de 1967, camponeses denunciam Guevara às autoridades, que encontram um Che derrotado, acoado e acovardado. Fuzilam o Porco no mesmo dia. Sua mão direita é arrancada para exame ideológico. Sua carcaça só fora encontrada quase 30 anos depois, em um terreno baldio.

Um corte de cabelo em seu cadáver o deixou com uma imagem santificada. Alberto Korda, um fotógrafo cubano contratado pelos militares bolivianos, fez a foto. Mas ela só ficou famosa anos depois, quando um artista plástico pago em dinheiro comunista, o irlandês Jim Fitzpatrick, criou uma estampa baseada na foto e a publicou. É a imagem mais difundida de toda a história. E ironicamente, estampa produtos e mercadorias consumistas por todo o planeta, alguns em lugares nem um pouco honrosos, como o braço de Maradona. Ainda bem que do porco, só sobraram as tripas e o hino ultrapassado e cada vez mais insignificante do comunismo.

85 comentários:

Anônimo disse...

Vc é mais um alienado de direita que segue a doutrina de merda publicada pela Veja e pela Globo.

Anônimo disse...

O Comunismo nunca vai morrer... VOCE FERNANDO È UM PORCOOOO!!!!

Blog Esponja disse...

Bom, o cara tinha um ideal mesmo que tenha sido de forma meio torta e conturbada. O cara tinha uma filosofia e lutou até a morte por ela. Ele realmente acreditava no que pregava.

Já o Fidel Castro esse sim é um doido que já morreu e esqueceram de avisar pra ele. Outro doido é o Hugo Chaves e ainda tem gente que leva esse maluco a serio.

Blog Esponja ®
www.blogesponja.net/

black_panther disse...

ué... isso aí não fala em "Diário de motocicleta". Que estranho...

.barile disse...

Diário de Motocicleta é um filme tedencioso, de esquerda, filmado por um filhinho-de-papai chamado Walte Salles, herdeiro do dono do Unibanco.

.barile disse...

Fruto, é claro, de dinheiro público lulista.

Anônimo disse...

Tucanalha Maldito!!!!!!!!

Unknown disse...

E o lula é melhor que o fidel?
Pelo menos o Che tinha um ideal, e você que ideal tem para um país melhor?
já sei, Ficar escrevendo nessa porcaria de blog.

A Fernando arruma o que fazer vai...

Anônimo disse...

Vou dar uma de Topera e "comentar os comentários"... Pq isso aqui tah bizarro!!!! hahaha...

"Vc é mais um alienado de direita que segue a doutrina de merda publicada pela Veja e pela Globo."
...

"O Comunismo nunca vai morrer... VOCE FERNANDO È UM PORCOOOO!!!!"
Enquanto existir "fidéis" que geram pobreza para poder enganar o pobre, não mesmo...

E a pérola:
"Tucanalha Maldito!!!!!!!!"

Bizarro!!!! hahaha....
Parabéns Fernando!!!:D

.barile disse...

Ricardo, vc realmente acha q o Che tinha ideais q buscavam um país melhor??
Já passou por sua cabeça que se o plano do Porco desse certo, com uma américa latina unificada, nosso presidente de hoje seria o Fidel Castro??

Brininha disse...

meu querido, a única coisa q posso sentir é dó, pois vc esta tão envolvido no sistema que não se apercebe o quão alienado é, desculpe te dizer mas globo, e revista veja são apropria alienação personificada em meios de comunicação, estude história primeiro antes de dizer que che é um porco idiota, os ideias de toda uma geração forão representados pela figura do mesmo, e quer vc queira quer não o q ele fez foi um ato grandioso libertar os cubanos da autoridade estadunidense foi um feito e tanto ainda mais quando eles tratavam cuba como um bordel e legalizavam tudo oq na patria deles era totalmente proibido, informe-se mais antes de falar mal das privações q o povo passa pois isso não é culpa nem de che nem de fidel isso é culpa dos EUA e seu bloqueio economico porfavor aprenda historia é a unica coisa q tenho para lhe dizer e esqueça revistas como a veja ou jornais como os da globo ele promovem alienação

.barile disse...

Vc não acha muito cômodo pegar sua boina, seu pôster do Che e ficar culpando os EUA e a Globo pelos males do mundo?

Fidel castro é um ditador caquético.
Vc acha que implantar uma ditadura de 50 anos é algo benéfico à população? Vc acha que Hugo Chavez, fechando uma emissora séria e livre em prol de uma propagandista do governo, age certo?
Sorte de Fidel, de Chavez, de Morales, de Mao Tsé-Tung, de Stálin que existem pessoas como você.

Meu conselho a você, tão engajada politicamente, é o mesmo a seus pares: Mude para Cuba. Depois tente comentar no meu blog de seu computador estatal.

Ŧóрєrš disse...

Quem defende o Che fuma maconha... e maconheiro tem mais que se fuder. Quem defende e num fuma, também tem que se fuder.

Valeu, Carol, por aderir o meu modo de comentar... ha, ha, ha...

Anônimo disse...

Cara tu é um sem-noção mesmo viu? Escuta o que a Brininha tá dizendo. Vai estudar meu filho! Vai aprender a escrever e não somente copiar e colar o que outros sem-noção como você escreve. Se toca, maluco. Quero ver se tu teria coragem de ir pro pau-de-arara pelos Estadus Unidos, pela Revista Veja, pelo capitalismo ou seja lá no que você acredita.

Brininha disse...

Caro Fernando,
Ao postar matérias em um blog vc deve estar disposto a ouvir idéias contrarias as suas, ou será vc o dono da verdade?
Bem na realidade tenho certeza de que não, toda verdade tem seus dois lados e eu defendo o lado que para mim é o correto
Eu não culpo a globo e os EUA por toda a desgraça do mundo, mas sejamos racionais a globo provoca sim a alienação de toda uma massa de pessoas ela com o apoio do governo adota a política do pão e circo, diversão e distanciamento das causas sociais e econômicas ou você acha que novelas, bbbs, e jornais manipulados são de algum proveito? Porém há sim algumas coisas realmente interessantes e não manipuladas na emissora. Quanto aos EUA você acha que a sua política intervencionista é realmente saudável para os outros paises? Ou você não percebe que as invasões ao Afeganistão e ao Iraque (casos mais recentes é claro) ao invés de trazer a ordem e a redemocratização, bem como a maior liberdade da população, só gerou mais desordem e mortes? Você realmente acha que um embargo econômico a cuba não causaria nenhum efeito negativo a sua população? Não sei se é de seu conhecimento mais além do embargo econômico, os EUA têm varias outras leis que dificultam o crescimento econômico desse país:
• Em março de 1962, estabeleceu-se a proibição da entrada nos EUA de qualquer produto elaborado total ou parcialmente com produtos de origem cubana, mesmo que fabricado em outro país.
• Em julho de 1963 foi aprovado o regulamento para o controle dos ativos cubanos que proibia todas as transações relacionadas com Cuba, afetando as operações monetárias e congelando todos os valores que fossem possuídos por um cidadão de nacionalidade cubana ou pelo estado cubano nos EUA; ficava proibida também a viagem de cidadãos americanos a Cuba.
• Em maio de 1964 o Departamento de Comércio dos Estados Unidos implantou oficialmente a restrição total de embarques de alimentos e medicinas com destino a Cuba, apesar de, na prática, já tinham deixado de serem feitas anteriormente.
• Nas regulamentações Federais dos Estados Unidos, é estabelecida uma série de disposições sobre o bloqueio a Cuba com o objetivo de dar aplicabilidade extraterritorial às leis desse país, o que evidencia que as ações do governo norte-americano contra Cuba não se restringem a um contexto bilateral, nem se trata de uma política exageradamente injustificada de embargo, como insistem em denominá-lo, mas sim de bloqueio, em aberta violação da soberania de outros países, como se pode comprovar nas seguintes restrições que são expostas a seguir:
 Os Estados Unidos proíbem as empresas de outros países de exportarem para Cuba produtos com componentes ou materiais dos Estados Unidos;
 Os Estados Unidos proíbem os cidadãos de outros países de re-exportarem para Cuba mercadorias originárias dos Estados Unidos;
 Fica proibida a re-exportação de dados técnicos, na forma tangível ou intangível para o desenho, a produção ou manufatura;
 Os Estados Unidos declaram estender o “embargo” a entidades estabelecidas em outros países e sob as leis dos mesmos, no caso da entidade ser de propriedade ou controlada por pessoas ou corporações dos Estados Unidos, mesmo que os interesses dos Estados Unidos seja superior a 50%;
 Os Estados Unidos proíbem que Bancos de outros países de manterem contas em dólares para Cuba ou cidadãos cubanos e as empresas de outros países de usarem a moeda dos Estados Unidos em seus negócios com contas em Cuba;

Mas deixando os EUA e a globo de lado, gostaria de lhe dizer que nunca disse que Cuba é um paraíso, porém temos de concordar que esta pequena ilha consegui grandes feitos invejados até mesmo por muitos países desenvolvidos ou será que tbm não de seu conhecimento que Cuba, por exemplo, é o primeiro país a erradicar o analfabetismo? Ou será que você tbm não é capaz de reconhecer como muitos outros paises que a educação cubana é uma das melhores do mundo? Um outro é exemplo é a mortalidade infantil, Cuba tem uma das menores taxas de mortalidade entre os paises subdesenvolvidos deixando para trás até mesmo muitos paises capitalistas desenvolvidos como, por exemplo, os próprios EUA. Não podemos deixar de falar tbm sobre a medicina cubana que sem duvida é uma das melhores do mundo e isso é um fato e não uma duvida. Vc sabia q a aguá potável é levada para 97,8% da população, ou q 96% da população é abastecida por saneamento básico ou ainda q 85% da população cubana é dona de sua residência, pela qual, além do mais, não paga impostos?

Ainda assim não estou aqui para defender cuba ou seus representantes estou apenas expressando a verdade que vcs querem omitir, Cuba esta longe de ser o melhor lugar para se viver, e sua população realmente vive em meio a uma grande pobreza, mas o fato é que temos de reconhecer que nem Fidel, nem Che, nem nenhum dos guerrilheiros e camponese que lutaram pela queda de fulgencio batista e o fim do intervencionismo estadunidense tem culpa da pobreza e privação pela qual o país vem passando, no entanto temos de deixar claro que Cuba não seria melhor hj se o golpe guerrilheiro não tivesse dado certo e Cuba continuasse como o bordel dos EUA ou como sua galinha dos ovos de ouro, ou vc acha q seria?

Anônimo disse...

boa brininha e de pesoas como você que presisamos no mundo =)

.barile disse...

maldita inclusão digital...

.barile disse...

Brininha...
Vc quer dizer então que Cuba só não se desenvolve por não manter relações comerciais com os EUA...ok

Eu me perdi um pouco na (sua) história agora... contudo...
NÂO ERA EXATAMENTE ESSE O PLANO?????? NÂO MANTER RELAÇÔES COM PAÌSES CAPITALISTAS???

.barile disse...

"por exemplo, é o primeiro país a erradicar o analfabetismo?"
Diga rápido o nome de um grande escritor cubano...,,,...,,,...

É preciso lembrar que depois do nome completo e o alfabeto há mais o que se aprender...

Brininha disse...

Fernando um país socialista não quer dizer que seja um país alienado do restante do mundo, Cuba não tem de forma alguma que cortar relações entre países capitalistas, e se vc não sabe o embargo econômico imposto pelos EUA é sim algo que realmente afeta Cuba, pois na legislação americana se uma empresa de qualquer país de alguma forma manter relações comerciais com Cuba a mesma empresa fica impedida de comercializar com os EUA durante um ano ou mais, e aí esta a maldição capitalista quem é que vai preferir ajudar os Cubanos uma pequena ilha e perder lucros grandiosos com os EUA? se eles não são UM dos grandes culpados da falta de desenvolvimento cubana, então quem são?
quanto as taxas de analfabetismo em Cuba isso é sim uma coisa grandiosa, ou VC acha que só porque o Brasil tem grds escritores reconhecidos mundialmente isso nos faz melhores q Cuba, sinto lhe informar mas não, a erradicação do analfabetismo não simplesmente ensinar o alfabeto e como se escreve o nome, não meu caro isso é o que acontece em nosso país, e de forma alguma podemos chamar isso de erradicação do analfabetismo, o que vc tem que fazer é abrir o seu cérebro, suas idéias são pré-concebidas e preconceituosas típicas dos seres humanos que preferem criticar sem nem ao menos tentar entender realmente o que esta por de traz dos fatos. não podemos desmerecer Cuba de tal forma pois até mesmo países ricos e capitalistas admitem que Cuba tem sim muitos pontos positivos, e vc da mesma forma deveria aceita-los ao invés de encontrar desculpas medíocres para provar sua tese.
agora me diga por favor o que "Che" ou Fidel fizeram contra o EUA de tão ruim? o que eles fizeram que o proprio povo não queria? Agora vc acha realmente que Cuba se manteria como um cordeirinho enquanto os EUA bombardeavam a ilha com seus aviões, e ameaçavam uma invasão por tropas mercenárias alem de sanções econômicas, agredindo assim a soberania universal de um povo?
voltando ainda aos estudos o incentivo de Che nunca foi de que os cubanos aprendessem apenas o básico, mas de acordo com ele próprio: " os jovens ... e eu me vejo como um ... nós precisamos estudar e estudar pesado. nós precisamos estudar por todos os meios" e sim isso ainda é valido, e é o que acontece em Cuba.

.barile disse...

"o que vc tem que fazer é abrir o seu cérebro, suas idéias são pré-concebidas e preconceituosas típicas dos seres humanos que preferem criticar sem nem ao menos tentar entender realmente o que esta por de traz dos fatos."

Vc não está sendo preconceituosa, ao me chamar de preconceituoso, sem me conhecer realmente?

Brininha disse...

EU, PRECONCEITUOSA? DE FORMA ALGUMA O QUE ACONTECE É QUE JÁ CANSEI DESSE SEU JOGUINHO, VOCÊ ACHA REALMENTE MUITO POLITIZADO, E ACHA QUE SEU HUMOR ÁCIDO SEJA ALGUMA COISA REALMENTE IMPORTANTE, SE VOCÊ QUER FAZER ALGUMA COISA NÃO É DIZENDO QUE TUDO E TODOS SÃO UM LIXO, EU NÃO JULGO AS PESSOAS ELAS PRÓPRIAS SE JULGAM, QUANDO VOCÊ SE DISPÕEM A ESCREVER UM BLOG MEU CARO VOCÊ ESTA SE DISPONIBILIZANDO A CRITICAS E A ESTUDOS, E ESSE É SIM O MEU PONTO DE VISTA SOBRE A SUA PESSOA, ESTOU DISPOSTA A DISCUÇÕES SAUDÁVEIS POREM ESPERO SE VOCÊ ACEITAR ISSO TENHA ARGUMENTOS AO MENOS MAIS CONVINCENTES

Anônimo disse...

porco eh vc fernando!
vc não tem noção quem foi o verdadeiro "Che".. vc deveria lavar essa sua boca imunda para falar dele.. continue lendo revistas como essa merda aih q vc vai longe (;
"Hasta la vitória, siempre!"

u'r so sick!

Anônimo disse...

Sabe por que o Hugo Chavez "fechou a emissora"? Acho q não, vou t explicar rapidamente!
Essa "emissora séria" q vc diz, possuía (assim como a globo) a maoir dívida do país, com o governo da Venezuela, e em troca, adivinha oq ela fazia? Nenhum programa social ou educativo para o povo, só sabia criticar maleficamente o governo e alienar a mente do povo (acho q já vi isso antes oO). Por essas e outras ele tomou o q é do governo de direito, e está usando a emissora em prol do povo (povo este que ele tanto ama).
Ele fez o q espero um dia ver em nosso país, fechar esta emissora capitalista e corrupta q é a rede globo de tv. =/
Enfim, parece q vc só sabe ler e assistir fundamentos extremamente de direita, pesquise mais, não só copie e cole merdas que vc acha na net. =)

Anônimo disse...

"Quanto as taxas de analfabetismo em Cuba isso é sim uma coisa grandiosa, ou VC acha que só porque o Brasil tem grds escritores reconhecidos mundialmente isso nos faz melhores q Cuba."
Com certeza não. O que nos destaca, NESTE ASPECTO, é o fato de que no Brasil, o professor é formado para proporcionar ao aluno instrumentos para desenvolver seu raciocínio e seu senso crítico (e isso é previsto pelos PCNs), dando a oportunidade dele se desenvolver individualmente. O que acontece é que poucos enxergam esta oportunidade e se agarram nela. Acho que o Brasil está longe de ter o sistema de ensino ideal, mas vai me dizer que você acha correto ensinar a ler e escrever, porém, controlar o que se lê e escreve? Isto soa como manipulação pra mim.

"Não podemos desmerecer Cuba de tal forma pois até mesmo países ricos e capitalistas admitem que Cuba tem sim muitos pontos positivos, e vc da mesma forma deveria aceita-los ao invés de encontrar desculpas medíocres para provar sua tese."
Posso estar enganada, mas não li em canto algum deste artigo a afirmação de que não há pontos positivos em Cuba. O que o Fernando fez foi destacar os pontos negativos. Ou você acha que por termos belas paisagens no Brasil, devemos ignorar, por exemplo, a corrupção epidêmica que nos aflige? Acho que ao contrário de aceitar os pontos positivos, devemos rever os pontos negativos, para assim ter chance de reverte-los.

"Agora me diga por favor o que "Che" ou Fidel fizeram contra o EUA de tão ruim?"
Agora tira a boina e pensa um pouco: O comunismo representava uma ameaça ao “american way of life” criado e difundido pelos Estados Unidos. Não sou mestre em política mas me parece lógico que eles o defenda. Não disse correto, mas lógico.
Você acha mesmo que os objetivos de Che e Fidel são e sempre foram a convivência igualitária e harmoniosa para os cidadão de seu país? Tá mais pra “Todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais que outros”.

.barile disse...

"Ele (Hugo Chavez) fez o q espero um dia ver em nosso país, fechar esta emissora capitalista e corrupta q é a rede globo de tv. =/
Enfim, parece q vc só sabe ler e assistir fundamentos extremamente de direita, pesquise mais, não só copie e cole merdas que vc acha na net."


Anônimo, parabéns, vc acaba de falar a maior besteira que já ouvi sobre política e sociedade.

E qto à sua denúncia, se o sr. for capaz de achar UMA LINHA de meu texto já escrita em qqer outro lugar da internet, eu deleto o meu blog.

Beat disse...

Cara, desistí de ler essa baboseira que você escreveu logo no inicio, quando você citou o governo de Jacob Arbenz, "de ideais socialistas" e, logo em seguida, o comparou com o Lula. Na próxima linha você põe o Chavez na roda e faz parecer que é tudo uma massa homogênea só: comunistas, Chavez, Lula...
Já leu Karl Marx alguma vez na vida? Se leu, entendeu alguma coisa? Não é o fato de usar barba e gostar do vermelho que faz de Lula um comunista, coisa que ele nunca foi, mesmo porque, assim como você, nunca deve ter lido Marx,e se leu também não entendeu.
Hugo Chavez não é comunista, embora se aproprie de algumas ideias comunistas. A escola dele não é marxista, ele curte Simon Bolivar, que também não era comunista! Stálin traiu a revolução e não instalou o comunismo na Russia. Fidel tentou, mas o país tão justo, que você diz que se opôs ao mau caratismo comunista de Jacob Arbenz, também impediu que Fidel governasse de forma tranquila. Alias os EUA que vc tanto ama também patrocinou o golpe militar de 64 aqui no Brasil e sustenta uma guerra no Oriente única e exclusivamente por causa do Petróleo! E pelo visto você curte mandar as pessoas que defendem Cuba ir morar lá. Tipico de burguês acomodado e alienado. Quem tá incomodado,sse for homem, não se muda. Fica e tenta mudar a realidade. Então vá você para os EUA.

Beat disse...

Quanto ao Chavez, embora eu não seja um admirador de sua politica por considerá-lo contraditório e demagogo, acho que tem motivos para caçar a concessão daquela tv. A mídia em geral deve ser imparcial e nunca tendenciosa, deve narrar os fatos como são, sem nunca cobri-los de ideologias que possam influenciar a população. Aquele canal de tv é assumidamente golpista, e tenta de todas as formas derrubar Chavez de forma vil, influenciando a opinião pública. Está no estatuto da Venezuela que as concessões de tv podem ser cassadas pelo governo a qualquer momento, portanto, não é uma ação ilegal! Aqui no Brasil a lei diz o mesmo, ou seja, também poderiamos fazer a mesma coisa com a Globo que imbeciliza nosso povo com sua programação mediocre e tendenciosa, defendendo aqueles com quem tem rabo preso. Quem conhece a história do finado Roberto MArinho, sabe bem o que ele fez pra Globo chegar onde chegou! Os militares também!
Então meu caro, você parece ser um cara inteligente e, desculpe se lhe ofendí em algum momento devido a empolgação, mas acho que poderia fazer críticas mais construtivas a respeito dessas coisas. É claro que você pode discordar do Chê, do MArx e defender a Globo e a Veja, mas não use dos mesmos discursos demagogos e retóricos desses meios de comunicação vazios. Não caia no sensacionalismo barato, pense por sí mesmo.

Beat disse...

E tú perguntou pra Brininha um nome de escritor Cubano! Não acredito que vc nunca tenha lido Pedro Juan Gutierrez! Um dos meus preferidos! Recomendo, pode ler que ele não é comunista e retrata as mazelas de Cuba sem apelar pro anticomunismo ou fazer apologia ao capitalismo.

.barile disse...

Filosofista, vc me deu algum trabalho, mas vamos lá:

1º: Eu não disse que Lula e Chavez são comunistas. Vc se deixou levar pela proximidade dos termos, porém leia novamente (com mais calma) que verá que não falei isso. Além disso, a única menção que fiz ao Arbenz e Comunismo foi "ideais comunistas".

2º Eu já li Marx. Entendi. Qto ao Lula, é óbvio que ele não pode ser considerado um Marxista, até pq não deve ter lido ou muito menos entendido, não só o Manifesto, como qqer outra publicação que ultrapasse 5 linhas e não contenha ilustrações.

3º Acho equivocado vc separar (ou considerar totalmente distintas) a ideologia comunista, ou marxista, do bolivarismo. A Revolução Bolivariana, da qual à luz foram dados os pródigos Evo Morales e Hugo Chávez, é tida por muitos historiadores uma continuação (ou, ao menos, uma vertente) do comunismo. Os pontos chaves (com o perdão do trocadilho) das duas ideologias são muito semelhantes)

.barile disse...

4º: Eu tb não disse que amava os EUA.

5º: "Stálin traiu a revolução e não instalou o comunismo na Russia." Vou considerar isso um mero recurso argumentativo de sua parte (mas, na verdade, nós dois sabemos que Stálin não fez nada muito diferente de outros "companheiros" qdo chegam ao poder).

6º: Qto ao Chavez. É de se envergonhar ler um brasileiro, como vc, defendendo o ato ditatorial totalitário da censura de Chavez à RCTV. Não é condizente à história de nosso país, que sofre até hoje a consequencia dos anos de ferro e atraso da ditadura, um discurso como o seu.

7º: Nunca tinha ouvido falar de Pedro Juan Gutierrez (apesar de seu nome latino-genérico).

8º: Desculpa falar assim, mas o comunismo acabou. Vc pode continuar com esse discurso para seus filhos, netos, bisnetos, mas nada trará o comunismo de volta.

9º: Cite um líder de ideais comunistas que, ao chegar no poder, não enriqueceu, dividiu suas propriedades com a população carente e não teve seu patrimônimo expandido. Cite um, e amanhã eu cancelo esse blog.

Ŧóрєrš disse...

Eu fui um deles, Fernando. Fecha o blog.

Puta Merda, Marx?! Tem gente que ainda acredita nesse cara?

Entendam uma coisa, defender essas idéias deve ter sido super legal quando vocês estavam no colegial. Ser comunista, mais uma facção entre os metaleiros, patricinhas, esqueitistas, punks etc. Pessoal, cabô. Num adianta ficar correndo atrás de dados extensos e furados, se a prova final tá aí. Não deu certo. E não vai dar porque seria paradoxal. A evolução e o comunismo estão em duas vertentes diferentes. Mas dessa história toda aí, o que me incomodou num foi a defesa do comunismo, se tem torcedor de time da 3ª divisão, por que num poderíamos ter pessoas defendendo o comunismo? Eu quero saber que história hipócrita é essa de imparcialidade? Imparcialidade foi a maior e mais patética mentira inventada. Me mostrem qualquer porcaria que seja imparcial, aí eu até compro uma boina.

“Marx escrevendo sobre dinheiro é como padre falando sobre sexo” - Paulo Francis.

Vamo lá, vermelhada. Cliquem no link abaixo, graças a esse software e hardware construído sobre todas as coisas que vocês vão contra. Mas é gostoso usar, né?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Paulo_francis

Ŧóрєrš disse...

Fecham uma emissora e tem gente querendo defender idéias aqui? Como assim? Talvez seja a contrariedade do pseudo. Me deixa colocar essa vestimenta por um minuto:

Óculos de armação grossa - ok
Criticar a Globo, a Veja e o Futebol - ok
Defender idéias pedantes - ok
Ser pedante - ok

Minha hipocrisia tá a mil.

Jeffmanji disse...

...

Cara.. vc se dá ao trabalho de Copiar a (in)Veja na cara dura, coloca um tópico na comunidade anti veja no orkut e ainda fica se achando o tal?

Cara... definitivamente vc é leitor da Veja. Que o Senhor tenha piedade de sua alma.

Num pensa muito não, se não fede, viu? Hasta!

.barile disse...

(de novo) Ache uma linha em meu texo copiada da Veja q eu cancelo o blog.

E separa quem ainda não sacou, esse é um blog de atualidades, e dia 9 de outubro faz 40 anos que o Porco morreu.

Ŧóрєrš disse...

É impressão minha ou esse cara tá com o uniforme da Ferrari na foto dele... ha, ha, ha...

Ŧóрєrš disse...

Ai, ai, ai...

http://www.marceloeiras.com.br/nacionalismo/che.htm

Anônimo disse...

topera...

talvez isso não desça tão suave na garganta dos "comunas-desinformados-maria-vai-com-as-outras" de plantão por aqui. Mas, com certeza eles têm algum "contra-argumento-desculpa-esfarrapada-para-se-manter-cego" muito bom para a ocasião... vejamos! (eu queria)

to esperando...

Ŧóрєrš disse...

Ha, ha, ha... boa Panther...

Unknown disse...

Che era um babáca.
Extremamente alienado em seus "ideais", assim como esses "projetos" de comunistas que aqui argumentam.

Muito bom o texto.

Abraços.

Anônimo disse...

como projetar um comunista:

o primeiro passo é eleger um megalomaníaco com idéias bem estafúrdias. Logo depois deve-se seguir seus escalafobéticos pensamentos à risca para em nada se diferir em seus comportamentos sádicos.
Mas atenção!!!
Isso deve ser feito com o máximo grau de ingnorância possível, porque "quanto mais se conhece, menos se entende". E se entender é sinal de que se pode contender, é melhor fazer tudo assim, por impulso, como um verdadeiro comunista.
Logo depois, assim que a debilidade de idéias estiver em estágio exacerbado, convida-se à sua roda mais um tanto de desocupados que acham que tem idéias legais, e mata-se mais algumas legiões de neurônios, seja pela inalação de alguma espécie de cânhamo qualquer ou seja pelas inutilidades vocais produzidas por suas bocas-moles.
Daí só vai faltar armar algum "barraco" qualquer na maior proporção possível para que morram bastante ignorantes como vocês e mais alguns inocentes que acreditaram de verdade nas suas sandices.

serve-se frio, sem cabeça, envolvido no pó de um terreno baldio qualquer.

Anônimo disse...

correção:

estafúrdias = estapafúrdias

caró disse...

Nossa...rsrs

Beat disse...

Bem Fernando, não ia mais continuar o assunto mas como está uma discussão sadia de nossa parte aí vai:

Quanto ao Bolivarianismo continuo discordando de você. Existem similaridades entre algumas idéias bolivarianas e marxistas mas mas um estudo mais pormenorizado dos escritos do Marx mostram que essas semelhanças são superficiais. Aqui no Brasil quem defende o Chávez cegamente geralmente são petistas mais radicais, que não fazem parte do grupo majoritário do PT, ou os caras do PSOL que se parecem muito com petistas um pouco mais radicais que não fazem parte do grupo majoritário do PT, mas não passam de reformistas também.
A esquerda mais radical, como o PSTU por exemplo, não reconhece no Chavez a liderança comunista que muitos acham que ele é. Os motivos são extensos demais e essa discussão, que a princípio era sobre o Chê, não cabe aqui.

Você diz que o comunismo morreu e não passa de histórinha que devo contar para meus filhos e netos.
Olha cara, a revolução russa aconteceu em 1917, ou seja, a 90 anos atrás. O que são 90 anos na história da humanidade? Isso tudo é muito recente e, por ser a primeira experiência revolucionária de cunho marxista, é aceitável que tivesse grandes erros e problemas.
E realmente o Stálin causou um grande dano ao comunismo, pois seu estado burocrático totalitário infelizmente serviu de base para outras tentativas de sociedades comunistas já que era o único exemplo desse gênero a ser seguido.

Os comunistas carregarão essa mancha e sofrerão preconceito por muito tempo por causa do Stálin, mas convenhamos que o que ele fez na Rússia não era o que desejava Lênin, e é impossível encontrar no marxismo teorias que justifiquem seus crimes.

Beat disse...

Quanto a RCTV, volto a afirmar que Chavez tinha seus motivos legítimos para fazer o que fez. E além do mais, foi uma atitude legal, amparada pelas leis venezuelanas.
Quanto a Globo e meu desejo de vê-la tomando o mesmo rumo da RCTV se justifica pelos anos de serviços prestados pelas empresas da família Marinho as alas mais conservadores e elitistas de nossa sociedade. Você fala da ditadura no nosso país e que eu como brasileiro não deveria pensar dessa forma em relação à Globo?
Qual a postura das empresas do Roberto MArinho nos anos de chumbo aqui no Brasil? Coinscidentemente o período em que a Globo veio se firmar como a principal empresa de telecomunicação da américa latina. Por que será?
Até o mané do Lula, antes de se tornar essa caricatura mal feita de socialista que é hoje, já foi prejudicado pela Globo na eleição em que perdeu pro Collor, e todos sabemos no que deu...

E quem lutou contra a ditadura aqui no Brasil? Quem foram? Com certeza nenhum redator da Veja, mas os comunistas antiquados que você tanto critica, às vezes com razão, mas na maioria não.

Beat disse...

Voltando ao Chê, o cara era um líder revolucionário, não era São Francisco de Assis. Claro que ele matou pessoas, você acha que ele derrubaria a ditadura do Batista em Cuba disputando par ou ímpar?
Não vamos sublimá-lo mas também não vamos escrachar o cara como você deseja. Há uma onda agora de biografias que supostamente denunciam o lado negro do Chê, mas pra mim isso não passa de oportunismo barato, meio na onda do Dan Brown que adora polemizar assuntos religiosos para vender livros idiotas.

Beat disse...

E digo mais, Cuba é um país pobre, mas investe muito mais no esporte e na educação que o Brasil por exemplo. O embargo não parte de Cuba mas sim dos EUA. E a maioria dos cubanos se orgulha desse cara que você chama de porco por ter devolvido a dignidade e o orgulho de ter nascido em Cuba.

Beat disse...

E quanto aos seus amiguinhos:

Toper`s:

"Óculos de armação grossa - ok
Criticar a Globo, a Veja e o Futebol - ok
Defender idéias pedantes - ok
Ser pedante - ok

Minha hipocrisia tá a mil."

É assim que você argumenta, criando exteriótipos para pessoas que você nem conhece? Não dá para debater de forma mais inteligente não cara? Posso não ser tão descolado e andar na moda como você e seus amiguinhos mas sua análise está equivocada. Uma que eu não uso óculos, e se meu discurso é pedante deve ser porque não tento soar engraçadinho e descolado como você, que nem engraçado consegue ser.

Quanto a você achar um absurdo que alguém ainda acredite em Marx, olha cara, acreditar não é o termo. Ele não era vidente como a mãe Dinah, foi apenas um dos maiores pensadores da história e se você o conhecesse saberia que suas teorias são bem atuais e estudadas por economistas, sociólogos e folósofos nas universidades do mundo todo.

Beat disse...

E o Black:

"o primeiro passo é eleger um megalomaníaco com idéias bem estapafúrdias. Logo depois deve-se seguir seus escalafobéticos pensamentos à risca para em nada se diferir em seus comportamentos sádicos."

Você tá falando de quem, do Bush?
Querer uma sociedade diferente da nossa é uma idéia estapafúrdia? Então o mundo tá perfeito, o capitalismo é perfeito, não gera desigualdades nem deteriora a natureza? O aquecimento global é coisa de maluco, não há fome nem guerras e somos todos livres para expressar nossa individualidade e nosso potencial criativo?
O capital é legal, Bush é legal e tá tudo bem?
Então eu não sei, mas acho que estamos falando do mundo errado.

Beat disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Beat disse...

Já ia me esquecendo... Dizer que Fidel seria nosso presidente se Chê tivesse conseguido botar seus planos em prática é forçar muito a barra hein Fernando!

black_panther disse...

"Querer uma sociedade diferente da nossa é uma idéia estapafúrdia?"

não... querer a sociedade do jeito que queria o porco, isso é estapafúrdio.

"Você tá falando de quem, do Bush?"

fiquei na dúvida agora... tem alguma diferença?

Anônimo disse...

"Quanto a você achar um absurdo que alguém ainda acredite em Marx, olha cara, acreditar não é o termo. Ele não era vidente como a mãe Dinah, foi apenas um dos maiores pensadores da história e se você o conhecesse saberia que suas teorias são bem atuais e estudadas por economistas, sociólogos e folósofos nas universidades do mundo todo."

Deve ser por isso que as faculdades estão uma bosta.
Camarada, há muito o que mudar na teoria desse cara, pra fazer com que funcione o "comunismo" de uma maneira que não seja opressora.

Abraço.

Beat disse...

Poxa Black Panther, você não enxerga diferenças entre Chê e Bush? Tá explicado porque você o critica, tem uma visão deturpada a respeito de quem foi Chê Guevara.

Beat disse...

Ah não, as universidades não estão uma bosta por causa do Marx. Elas estão uma bosta por tratarem a educação como mercadoria e seus alunos como mera mão de obra barata. Os estudantes entram lá para receberem um ensino cada vez mais específico para saírem da facu e entrarem na selvageria do mercado de trabalho, onde quem manda são os grandes empresários e o capital. Onde todos são postos contra todos, tratados como inimigos, concorrentes a mesma vaga. Cada vez mais nossos estudantes vem sendo formados para terem uma visão limitada da sociedade, com conhecimentos cada vez mais restritos à sua área, sem enxergar a complexidade do mundo que os rodeia. Uma pesquisa recém divulgada na Folha mostra que os alunos que cursam medicina leêm em média de 1 a no máximo 2 livros, fora de suas especialidades, por ano. Pergunte a um cara com tão pouca leitura quem foi Dostoievski, Kafka, entre outros pra ver se eles conhecem. São máquinas formatadas não para pensar o mundo que os rodeia, mas sim para gerar mais capital fortalecendo esse sistema mediocre. E os marxistas se opoem a isso também camarada.

Abraço

Beat disse...

E é legal Julio que vocÊ veja pontos na teoria marxista que devem ser mudados para melhorá-lo. Apenas aponte quais para podermos debate-los melhor.

.barile disse...

Filosofista,

Concordo com vários pontos de sua argumentação; mas me atento em questionar novamente sua teoria de discrepância entre o Bolivarismo e o Socialismo.
Considero a obra de Marx uma filosofia bruta. Ao ser trazida à realidade, conceitos foram deturpados - muitas vezes conscientemente - a fim de benefício próprio de seus (megalomaníacos) expoentes políticos. Deixo à dúvida o fato de essa deturpação da teoria marxista ser o causador do aparecimento de aberrações políticas como Fidel Castro, Stálin, Mao Tsé-Tung e, mais recentemente, os bolivarianos Chávez e Morales.
Porém, acho extremamente leviano separar completamente as duas ideologias.
Toda teoria é também responsável pelo que (ou por quem) cativa. E, até agora, não surgiu nenhum poder que me levasse à admirar o socialismo não somente como teoria, mas tb, como realidade política.

Anônimo disse...

Filosofista...
"Olha cara, a revolução russa aconteceu em 1917, ou seja, a 90 anos atrás. O que são 90 anos na história da humanidade?"
Na minha opinião, o movimento da humanidade principalmente nos dois últimos séculos é sem precedentes... é impossível a comparação acima...... não é só uma questão de tempo....

"Cada vez mais nossos estudantes vem sendo formados para terem uma visão limitada da sociedade, com conhecimentos cada vez mais restritos à sua área, sem enxergar a complexidade do mundo que os rodeia."
Estudo em uma universidade pública e não acho em hipótese alguma que o ensino que recebo limita meus conhecimentos a uma área específica..... Quem determina o tipo de conhecimento que quer ter é o próprio indivíduo.... O que nos leva à liberdade de escolha que é rara em algumas sociedades....
E quem foi que determinou que saber quem foi Dostoievski, ou qualquer outro escritor, é sinônimo do “ser culto”?
É esse tipo de preconceito que ofusca a sua visão para a complexidade do mundo a sua volta.....

Anônimo disse...

Partidos de lado, convenhamos que qualquer investida humanitarista em prol do bem-estar do ser humano, é posta abaixo pela própria natureza egoísta e egocêntrica do ser humano...

Culpar diretamente as relações políticas pelas injustiças e atrocidades que ocorrem em determinados países, é substituir o causador direto do problema por culpados abstratos, o que não resolve o problema...


http://cachimbodemagritte.blogspot.com/2007/06/poltica-e-o-humanitarismo.html

Ŧóрєrš disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ŧóрєrš disse...

Filosofista, primeiro, sim, eu num preciso conhecer pra saber que esse tipo de estereótipo é lixo na certa, se fumar maconha ainda, esse tipo aí pode se matar. Segundo, se você num se encaixa, por que tá irritado? Terceiro, descolado é uma palavra legal. Quarto, até concordo com muita coisa que você disse, mas num entendi essa aí dos estudantes não terem um curso mais aberto. Pra que o cara que faz medicina vai ler Kafka? Primeiro que esse tipo de literatura, eu quero dizer literatura no sentido "artístico" da coisa, não-técnica, é só pra passar o tempo. Se tiver alguma mensagem boa lá, beleza, mas eu quero um médico subjetivo a quilômetros de distância de mim. Olha, se fosse o caso de um precisar me abrir no meio, eu ia confiar muito mais no alienado aos livros dele, do que o outro que ficou "expandindo" seus horizontes. Acho que em nenhuma obra do Machado, por exemplo, ensina a fazer um transplante ou qualquer coisa do tipo. Quinto e último, se você viu a possibilidade de alguma coisa engraçada no que eu disse até agora, você é um sádico - gosto disso.

.barile disse...

Se bem que A Metamorfose poderia servir de inspiração a cirurgiões plásticos...

Beat disse...

Carol, você não entendeu o que eu quero dizer.

Em relação ao Dostoiewski, foi apenas um exemplo dado para mostrar que dados objetivos confirmam que, como eu disse, o ensino nas universidades está cada vez mais específico. Se na sua universidade não é assim, sorte sua, mas não tire de um caso específico conclusões gerais. Quem aqui está falando de ser culto? Se eu não falo Dostoiewski e digo MArx por exemplo, vocês ia ter um ataque do coração, por isso mudei o exemplo, indo pra algo mais voltado à literatura. E pra quê um médico deveria ler algo diferente do que lhe é fundamental em sua profissão? Porra, então ler não é importante? Não digo ler apenas pra sair por aí exibindo mera erudição burguesa, mas pra ter uma visão mais ampla de mundo. Sim, a leitura expande horizonres. Comece a ler que você vai ver.

Beat disse...

"Culpar diretamente as relações políticas pelas injustiças e atrocidades que ocorrem em determinados países, é substituir o causador direto do problema por culpados abstratos, o que não resolve o problema..."

Culpados abstratos? Eles não são nada abstratos, muito pelo contrário.
Agora dizer que o mundo é uma merda por que o ser humano é naturalmente mal é uma boa justificativa para se "abstrair" dos culpados reais.

Beat disse...

Toper´s:

1)Não, eu não ví nenhuma possibilidade de coisas engraçadas no que vc disse mas sim, apenas uma tentativa frustrada disso ocorrer.

2)O lance do Kafka ou do Dostoiewski já foi explicado à Carol. Não foi isso que eu quis dizer, acho que você entendeu, só está tentando ser engraçado e descolado de novo.

3)"Filosofista, primeiro, sim, eu num preciso conhecer pra saber que esse tipo de estereótipo é lixo na certa, se fumar maconha ainda, esse tipo aí pode se matar."

Lí nos comentários de uma postagem do Fernando sobre o filme Tropa de Elite que você xingou um "maconheiro" e disse que ele tinha que morrer também. Você vem com esse discursinho moralista, reacionário e fascista e o Chê que era o porco?

Beat disse...

Bom feriado a vocês, até qualquer hora!

Beat disse...

E Carol, onde eu disse: ...o ser humano é naturalmente "mal", eu quis dizer mau. Desculpe, foi mal.

Anônimo disse...

coitado... copia a merda da Veja no blog e quer bancar o bom!
pseudo-história é para pseudo-escritores, como você.
passar bem, anta!

.barile disse...

cíntia,
argumentos como os seus são o que me fazem, cada vez mais, ter a conviccção de que estou do lado certo da história.
passar mal. e muito.

Ŧóрєrš disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ŧóрєrš disse...

Filosofista, o cara quer se drogar, fica à vontade, só num vem com discursos hipócritas de ajudar a comunidade e coisas do tipo. Eu num sei o que é moralismo pra você, mas se for acabar com todos esses movimentos ultrapassados, negar a hipocrisia dos usuários de droga e odiar o terrorista do Che, opa, sou eu mesmo.

Eu sempre leio, mas porque é só uma porcaria de diversão, literatura é masturbação mental, mas pra uns é tão difícil ler um livro que fazem disso uma ópera.

Deixa eu fazer uma pergunta, já que todo mundo aí que apóia o comunismo releva tanto os livros que leram sobre o assunto (que pra mim são mais fantástico do que qualquer um do Kafka), me expliquem como fariamos para que o comunismo funcionasse.

E pra finalizar... ha, ha, ha. Você é bom... tem um ótimo senso de humor, entendeu todas as minhas piadas.

Anônimo disse...

Tardo mas não falto...hihi...

Filosofista...

Sobre o ensino nas Universidades:
Acho que ficou meio contraditório o que você escreveu, mas tudo bem... o fato é que continuo não concordando com você...
Me atrevo a dizer que a grade do meu curso é abrangente até demais... e duvido que isso aconteça somente na universidade onde estudo...
Clássicos da literatura não são as únicas fontes de informação disponíveis... acho que presenciamos hoje a valorização de muitos outros gêneros, além do romance....
Essa é a beleza da liberdade de escolha...

Ed! disse...

COmunistas de merda!!! Morram TOdos!!!!


(desculpa pessoal, mas depois de ler tanta babaquice desse pessoal eu nem tive saco de comentar, ou o post ficaria maisor do que o texto...

Beat disse...

Carol, só para complementar essa discussão sobre o ensino das Universidades:

Com certeza essa questão de abrangência a outras áreas de ensino variam de curso para curso. Creio que na área de exatas essa abrangência seja bem menor. Há uma necessidade de criar mera mão de obra para o mercado de trabalho, e isso limita sim a visão de mundo das pessoas. Dei o exemplo de literatura, mas o que eu quero dizer é que, por exemplo, o curso de administração deveria dar mais espaço a sociologia ou filosofia por exemplo. Medicina também, e todos os outros. Essas disciplinas da área de humanas são muito importantes para despertar uma certa responsabilidade social do indivíduo. Não é atoa que todo regime totalitarista com bate essas matérias, como por exemplo aqui no Brasil, na ditadura, quando filosofia e sociologia saíram da grade currícular. A minha preocupação é com essa visão cartesiana de mundo que tende cada vez mais a dividir coisas que se relacionam diretamente. Já viu aquele filme do Chaplin em que ele fica em um setor de uma fábrica apertando parafusos o dia inteiro, e em outros setores o serviço é diferente, onde cada funcionário conhece apenas o que lhe é ordenado que faça e não conhece o restante do processo? Isso acontece realmente nas fábricas e os jovens universitários estão sendo formados assim também, só isso. Ninguém é obrigado a gostar de ler, nem de filosofia nem sociologia, mas também não pode ficar bitolado apenas em um conhecimento técnico que vai sim, restringir sua capacidade de analisar o mundo.

Beat disse...

E Toper´s, lhe devolvo a pergunta pois pelo menos minha opinião é clara e vocês sabem de que lado eu fico nessa conversa. Se o comunismo não serve e, às vezes alguns de vocês me fazem pensar que também não concordam muito com o capitalismo, qual é a de vocês então? Qual a proposta de vocês para tentar pelo menos minimizar esse monte de merda que acontece no mundo?

Anônimo disse...

Com todo o respeito, mas esquerdistas são um bando de filhos da puta.

Paulinha disse...

Então...
tenho muito a agradecer a vocês, Brininha e Fernando, to tendo aula pré vest de história de graça aheiuehiuehiuea
Apesar de não concordar muito com que o Fernando diz, sei que cada um tem sua opnião, e julgar não cabe a nenhum de nós,mais seria muito bom viver em um mundo igualitário independente dele ser socialista, capitalista ou qualquer coisa, nisso tenho certeza que Fernando concorda.
E para o anônimo respeito é bom e todo mundo gosta... mas "esquerdistas são um bando de filhos da puta." Poxa...participo de movimentos socias, sou a favor da igualdade, e minha mãe não é puta.
Mais uma vez valeu Fernando, e Brininha!
:D

Anônimo disse...

Fernando aposto que vc é rico filhinho de papai nunca sofreu seu verme

fernando disse...

vc aposta quanto?

Anônimo disse...

Ensaio sobre a segueira.

Dizer que o comunismo ja ruiu, então qual a terceira maior economia do MUNDO; que segundo analistas, será a maior economia no medio prazo. É facil dizer que o Capitalismo é perfeito, isso quando ñ se está no Haiti, Ruanda, Moçambique e a lista é longa...
Segundo estudos economicos, se o bloqueio imposto pelos EUA a Cuba fosse retirado conforme ja sancionado pela ONU, CUBA despontaria com um grande crescimento economico. Pois, os investimentos em energia elétrica e infraestrutura pela iniciativa privada, fometariam uma grande industrialização em Cuba. Pois Cuba tem uma das maiores riquesas que um Empresario,Industrial necessita em 2º plano, a mão de obra especializada e baixo custo dessa mão de obra.
As divisas arrecadadas por Cuba com o desenvolvimento em BIOTECNOLOGIA, expotadas principalmente para os EUA, tem alavacado o PIB Cubano.
Alguem deve ter ouvido dizer qu Cuba se mantem atraves dos envios de U$$ vindos de Miami! Errado. estes recursos impactam sim na economia Cubana, mas ñ a ponto de desestabilizar a economia local.
Abraçuuuuu

Anônimo disse...

A liberdade de Eleição permite ao povo escolher o molho com o qual será devorado

Gunnar disse...

"os investimentos em energia elétrica e infraestrutura pela iniciativa privada, fometariam uma grande industrialização em Cuba."

Sim, como qualquer país capitalista. Foi exatamente contra isso que o Che lutou.

A esquerda carece de coerência.

Gunnar disse...

"os investimentos em energia elétrica e infraestrutura pela iniciativa privada, fometariam uma grande industrialização em Cuba."

Sim, como qualquer país capitalista. Foi exatamente contra isso que o Che lutou.

A esquerda carece de coerência.

Anônimo disse...

fernando, você é um porco FILHO DA PUTA

vai dar esse seu parreco gordo pro serra vai

Anônimo disse...

Fernando dever fazer parte da privataria tucana , para criticar o
melhor presidente brasileiro