O lado podre da sociedade é resultado de uma soma indigesta: esquerdopatas ignorantes, neo-liberais nojentos e alienados apolíticos. Começo pelo último grupo, exatamente por ser o mais inofensivo. O único mal que causam perante aos outros é a vergonha alheia. São os que simplesmente ignoram qualquer questão social e política, em prol de um Carpe Diem bestial. Vestem uma camiseta do Che Guevara para comprar um Big Mac com a ingenuidade de uma criança lenta.
Os outros dois batalhões irritam um pouco mais. E é aqui que a lógica de Capitão Nascimento entra em cena.
Os outros dois batalhões irritam um pouco mais. E é aqui que a lógica de Capitão Nascimento entra em cena.
As diferentes reações ao filme Tropa de Elite podem servir como ótimo parâmetro para qualificar a própria sociedade na qual as questões centrais do filme estão inseridas.
Uma direita frescurenta tratou de correr para tentar tirar a credibilidade e, acima de tudo, a legitimidade dos métodos e da ideologia pregados por Capitão Nascimento.
Indignados de seus apartamentos, fizeram coro dos gritos de "fascista" por toda mídia preguiçosa. Esse "fascismo" é atribuído à intolerância do policial do B.O.P.E. aos usuários de drogas. Para quem assistiu ao filme, são aqueles participantes de "passeatas pela paz". Fumam um beck enquanto criticam o sistema opressor. É a turma do Foucault, também citado no longa.
O filósofo francês afirmava, antes de morrer em 1984, que "o poder não somente reprime, mas também produz efeitos de verdade e saber, constituindo verdades, práticas e subjetividades."
Ao mesmo tempo que reclamam da "opressão" do poder - governo, polícia e demais instituições públicas- esses liberais também querem usufruir de uma sociedade segura, livre da criminalidade, enquanto acendem as duas pontas do problema.
E tentam derrubar Capitão Nascimento não porque anseiam um anarquismo - aversão à qualquer forma de poder - e nem mesmo por estar do lado dos "bandidos". Fazem isso porque o comandante do B.O.P.E. escancara um fato latente, mas que sempre teima em se camuflar: quem usa droga financia a violência. Capitão Nascimento faz esse tipo de gente se sentir envergonhada.
Nesse ponto, a direita, muitas vezes inconscientemente, colide com idéias originalmente comunistas. O falatório de Foucault afirma que o poder é impossível de ser centralizado em uma instituição ou no Estado. Seria ele dividido nas mãos da sociedade. A partir dessa ótica, fica anulada a famigerada "tomada do poder", mantra dos marxistas.
Em relação ao primeiro grupo citado, os "esquerdopatas", seria historicamente mais fiel apontar Karl Marx como garoto-propaganda de suas extravagâncias intelectuais. Porém, a realidade da esquerda brasileira se espelha mais em Che do que Marx. Essa tribo vermelha se mostra preconceituosa, totalitária e apresenta um total desprezo pelas liberdades individuais. O vermelho desses medíocres não é de raiva ao sistema, mas sim, às opiniões diferente de seus mundinhos socialistas fakes.
Ignoram a realidade, preferindo botar a culpa de todos os problemas em George Bush, Rede Globo e Mc'Donalds a pensar em soluções atuais e possíveis, isentos de qualquer pré-disposição politico-partidária. Os esquerdistas encontram, em Capitão Nascimento, alguns elementos que o fizeram adorar Che Guevara, vibrando ao assistir Tropa de Elite pela violência das cenas de tortura e do treinamento dos aspirantes.
Não entendem que o policial, no filme, combate problemas concretos. E, tratando de marxistas, toda a realidade é ignorada e não serve de argumento contestador à burrice que é o comunismo virtual como forma de poder. Essa esquerda fictícia se esconde atrás do marxismo para relevar e, até mesmo, ignorar as manchas porcas que Che e Fidel Castro espalharam pela América Latina. Che Guevara lutava por ideais, Capitão Nascimento lutava pela realidade. Se os dois se encontrassem, em uma hipotética situação, certamente estariam em posições opostas de todo esse conflito ideológico da sociedade. Além de botar em risco a existência da famosa foto do cadáver de Che, porque, como todos sabemos, o calibre 12 estraga qualquer velório.
36 comentários:
E pensar que tem gente que ainda cai na polêmica da pirataria!!! hahahaha....
Muuito bom Fernando!!!:)
Ha, ha, ha... muito bom, Fernando... e muito bom, Carol!
É isso Mesmo!!!!! Faca na Caveira e nada na Carteira!!!! Acho que se todos os Batalhões da PM tivesse 1 Cap Nascimento, essa merda toda já tinha acabado!!!!!
Ah!! E um Neto e um MAtias é Claro!!!!
Sem noção esse cara do blog, porque você não entra para o B.O.P.E., quem sabe você consiga ser um Capitão Nascimento ou seja mais um arrogante, que não ajuda muito a sociedade, apesar de crêr que esta ajudando.
Subir nas favelas oprimindo moradores e "desrespeitar" algumas regras do próprio "B.O.P.E."(como mostra no filme)não faz dele um herói,muito pelo ao contrário, ele é apenas mais um que fode o "sistema".
Precisamos de algo muito mais além e mais "qualificado", para tentar mudar esse país.
esse "jk_blue" aqui de cima faz parte do grupo dos ignorantes...
acho que todo mundo já sabia, mas é só pra constar.
"Sem noção esse cara do blog, porque você não entra para o B.O.P.E., quem sabe você consiga ser um Capitão Nascimento ou seja mais um arrogante, que não ajuda muito a sociedade, apesar de crêr que esta ajudando."
o fer capitão...o rafa é o 01 o topera o 02 e por ai vai...rsrsrs
cada uma....é um brincalhão!!!!!
hahahahaha
Como assim???? Esse Jk_Blue Deve ser uns dos Playboys que são parados com droga e por causa de uns tapas na cabeça, fica achando que os policiais são pessoas "opressoras da sociedade". Do seu apartamentozinho, nem do Alto da Cobertura você não sabe o que acontece toda vez que você sobe o morro por um cigarrinho pra ficar com cara de imbecil e escrevendo essas merdas!!! Os traficantes existem, por causa de idiotas que usam drogas ilícitas!!! Portanto " Quem financia essa merda é você, seu viado!!!" Da-lhe Nascimento!!!!
Eu sou o 06!!!!
Ed!
Você me conhece???
Então você cala essa sua boca, só pra esclarecer sua curiosidade, eu não uso nenhum tipo de droga ilícita.
Sinto lhe informar camarada VIADO é VOCÊ.
Sou totalmente contra os usuários de drogas, mas também , não concordo com a maneira que o B.O.P.E. age no combate ao tráfico.
(Essa é a minha opinião, e que eu me lembre não precisei ofender ninguem pra defende-la.)
Abços
"Sem noção esse cara do blog, porque você não entra para o B.O.P.E., quem sabe você consiga ser um Capitão Nascimento ou seja mais um arrogante"
Não, jk_blue, você não ofendeu...
É um fanfarrão...
Ed, pega leve... cê tá nervoso?
E laia...só tem fanfarrão aki...hahahhahaha
O Ed nervoso?!! magina....rsrs
Eu??? Nervoso??? Fico mesmo, com esses Safados, que pensam que sabem tudo!!!Esse Jk_blue é mesmo um Fanfarrão!!! E para continuar, Sou 100% a favor do que o BOPE faz!! Não me misturo com Maconheiro e Vagabundo!!!!!
Ah!! Mais uma coisa, Não sou seu Camarada, Senhor Jk_blue!!!
uiaaaaaa
ta esquentandoo!!!!
rsrs
"o calibre 12 estraga qualquer velório."
UAHUAHUA
Boaa ^^
Pô Fernando, você lê a Veja e sai por aí repetindo o que eles dizem, assiste o Tropa de Elite e sai concordando que o capitão Nascimento é herói! Tô te achando muito sugestionável, você e seus amiguinhos moralistas e fascistas irrustidos!
Filosofita, tá com medo que o nosso moralismo vá acabar com o seu estereótipo tão bem calculado. "Amiguinhos", que fresco.
Ed, cê tem certeza do que você tá falando?
Tenho Topers. Os que me Não posso mudar, ainda, os que estão a minha volta. Pensa que eu acho legal o que fazem?? Nem um pouco. Por mim, você sabe o que deveria acontecer...Já fiz muita cagada na minha vida, mas nada se compara ao que acontece por aí.E eu acho que se nós somos Facistas Inrustidos, O Filosofista é muito fresquinho...
"você e seus amiguinhos moralistas e fascistas irrustidos!"
Fascista sim....irrustido Não!!!
hahahahahhaha
Cada coisa!!!
É Ed. vc tem razão...
o Filosofista é muitooo...mais muitoo fresquinho....rs
até pq a palavra "irrustido" não existe.
gente, vcs são todos loucos e insanos.
cada um mais preso a suas ideias como se fossem donos da verdade e como se pudessem criticar qqr um.
queridos, o capitao nascimento diz assim pros "maconheiros": eu vim aqui limpar a bagunça que vcs fizeram" , não é isso?
olha só que ironia, isso de existir favelas, trafico, preconceito, opressao, violencia, é tudo uma bagunça que nós mesmo fizemos.
e aí sabe como é que faz p resolver, né? matando a porra toda e botando medo, muuito medo.
vao a merda tds voces! o traficante só está ali pq o mundo construi essa mentalidade alternativa, essa mentalidade de que o prazer, e o dinheiro prevalecem. e pode ter certeza que eles nao pensaram isso sozinhos.
a soluçao, amigos, é muito maior. muito mai sbonita.
nao acredito que os de hj em dia irão mudar, por isso soluçoes a curto prazo é estupidez.
pensem , amem, evoluam.
o meu "vao a merda" é simbólico, não quero isso de verdade, quero mais é que as pessoas abram a mente e o coração e entendam que td mundo é humano, e nasceu bebezinho sem saber nada igualzinho: eu, vcs, bush, che guevara, o capitao do bope, o traficante...
beijos
e mais uma:
eu nao sei qual é a do hugo chavez; pq nao estudei isso direito, mas que eu sei que ele sofreu serias injustiças, sei. "a guerra de imprensas". ele foi um simbolo de como a imprensa pode dizer o que quiser que muita gente tomará como verdade.... e de repente é por isso que ele fechou sei la qual canal lá.
vai ver eu sou burra, né...
mas melhor do que sentar e escrever um bando de certezas inúteis e esquecer que o homem nasceu pra muito mais do que isso.
há, quero ver do que vcs vao me chamar =)
(será q eu disse disse e nd falei? tenho essa mania, de subestimar a comunicação e achar que o que eu qro passar será entndido, me desculpem.)
Tudo bem, só tenho uma reclamação: por que você num colocou o seu nome ao invés dessa porra de "anônimo"?
Ah! Mais uma, pra mim, só tem medo quem tá devendo. Ou melhor, duas, ninguém aqui é dono da verdade, agora, se eu num acreditar no que eu tô falando é melhor eu ficar quieto, cê num acha?
"gente, vcs são todos loucos e insanos.
cada um mais preso a suas ideias como se fossem donos da verdade e como se pudessem criticar qqr um."
Você quer discutir nossas idéias e as suas, tudo bem. Mas dizer que não temos o direito de expressar nossas opiniões é absurdo...
Agora entendo a pseudo-nostalgia com a ditadura... Vocês querem mesmo é ser calados!!!
Posso não concordar com suas opiniões, mas defendo sua liberdade de expressão até o fim!
E a propósito, chega dessa desculpinha esfarrapada de dizer que o Fernando copia idéias da Veja, que isso não é argumento que se preze... Eu e qualquer outro amigo dele pode atestar que antes de escrever qualquer palavra aqui, ele pesquisa cada dado, e se vc se der ao trabalho de perguntar ele até te passa as fontes... Mas pra isso você teria que deixar de ter vergonha das suas idéias e se identificar... Difícil né...
Então tá, se vocês preferem se apegar a erros de digitação do que a argumentos, por mim tudo bem. É uma boa forma de fugir do assunto. E Toper´s, continue tentando ser engraçado, peolo menos a sua turminha você está impressionando.
Mas Carol, até os argumentos do Fernando são idênticos aos da Veja e aos do filme. Até o Foucault tá sendo espinafrado aqui só porque foi citado no filme, e tendo sua imagem distorcida. Acho que o Fernando poderia acrescentar mais elementos novos a essas discussões, seria mais construtivo.
E Fernando, eu sei, irrustido não existe, desculpe aí professor, monte um blog de gramática também que talvez seja mais interessante que esse. Para ler o que você escreve é preferível ir direto nas fontes, ou seja, na Veja ou nos filmes que você assiste. O filme eu ví, e até gostei, mas ler a Veja não dá não. E essas discussões já encheram o saco. Abraço!
É sério q só agora vc percebeu a ligação entre Foucault e Tropa de Elite?
ahahah
eu concordo que tds devem expressar suas opinioes...
mas com carinho, né..hahaha
e na cho que ngm tira ideias da veja nao..acho válido..qqr opiniao é válida..
menos achar que sair matando a porra td vai resolver o problema.
e olha, eu nem pesquisei os dados p saber de nd, então nao posso dizer mesmo...só acho que hj, por mais que vc pesquise, qqr fonte de informações é duvidosa..
até pq uma mentira contada sei la qnts vzs vira verdade né..
só acho que falta amor, mesmo, humildade, essas coisas que parecem ingenuidade mas sao, no fim, soluçao de tds os problemas.
o anonimato é questão de conforto, ms ve se te ajudou em alguma coisa saber o meu nome?
=)
(a discussão é de opinioes, né...e nao teria eu que me esconder de ngm, visto que nao estou criticando seriamente ngm.. poxa...só acho que n faz diferença, saber ou nao quem v é, quem eu sou... poxa poxa, eu nem tenho um blog.)
Pra mim não faz diferença nenhuma, só tira toda a credibilidade do seu comentário... não precisa ter medo de comentar pois aqui ninguém vai te perseguir ou ter ódio de você por pensar diferente... Não sou dona do blog, mas tenho certeza que a intenção não é essa... :)
E...
Elisa,
Realmente fica dificil hj em dia confiar no que se ouve ou lê, mas daí a achar que censura é solução simplesmente não dá... Só de pensar no "Mula" decidindo o que preciso ou não aprender me dá arrepios....
Anonimos,
Não acho que meu nome escrito aí em cima diz muita coisa sobre quem eu sou...
Mas, claro, essa é a minha opinião.. :D
"É sério q só agora vc percebeu a ligação entre Foucault e Tropa de Elite?"
Leia Foucalt primeiro Fernando, não se precipite falando bobagens.
"Leia Foucalt primeiro Fernando, não se precipite falando bobagens"
Se vc provar alguma bobagem, escrita aqui, relacionada à obra de Foucalt, eu apago o post.
Postar um comentário