Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Para Quando nos Faltarem Palavras

Sempre nos orgulhamos da complexidade e riqueza de nossa Língua Portuguesa. Nos gabamos ao deparar com um estrangeiro e explicar que, para o sentimento de falta de alguém ou alguma coisa, no nosso idioma existe uma palavra compatível, e das mais belas existentes: Saudade.
Porém, não são todos sentimentos e idéias que a Língua Portuguesa é capaz de desvendar em letras. O livro Tingo, recém lançado pela editora Conrad, lista vários exemplos de ações que todos realizam, mas só alguns podem relatar em um único termo.
Quando uma música não sai de sua cabeça, por exemplo, não temos um termo compatível a essa ação em Português. Porém, para quem vive na Alemanha, Ohrwurm descreve exatamente isso.
Todos nós procuramos uma "alma gêmea", alguém para passar o resto de nossas vidas juntos, certo? Ok, contudo, na Nicarágua, o dialeto ulwa sabe exatamente como descrever esse fato: alamnaka!

"Tingo - O Irresistível Almanaque das Palavras que a Gente Não Tem", surge não apenas como uma coletânea de curiosidades sobre diversos idiomas pelo mundo, mas também nos leva a uma reflexão sobre nós mesmos, e como consideramos determinados sentimentos que nos acometem. É difícil imaginar que, diante de vários acontecimentos ínfimos de nosso dia-a-dia, simplesmente não temos palavras. "Nós somos o que sentimos". Acrescento a tal máxima, "Nós sentimos o que podemos expressar".
Continuando a viagem de Tingo pelo mundo das palavras, em persa, a palavra mahj significa "parecer bonita depois de uma doença". Todo mundo tem o costume de cantarolar para si mesmo alguma canção. Os turcos, além de fazê-lo, o denominam: dizlanmak!
Nos falta também, uma palavra que defina o singelo ato de comer os restos de comida de outra pessoa. Sunarsopok, em inuíte, idioma falado pelos esquimós, singnifica exatamente isso.
É fato que o autor do livro, Adam Jacot de Boinod, deve ser uma pessoa com uma quantidade invejável de tempo livre. Mas essa pesquisa realizada, e que na edição foi dividida em temas como "Coisas do Coração", se mostra tentadora e um excelente passatempo para todos aqueles amantes das letras.




3 comentários:

Anônimo disse...

adorei esse livro...realmente, abre novos horizontes de interpretação do nosso dia-a-dia...

Ŧóрєrš disse...

Será que tem a palavra "cetembroxove"?

caró disse...

Interessante, eu diria.

;P