Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Um Lugar-Comum Chamado Drummond

"Carlos Drummond de Andrade é um gênio. Sua obra é estupenda. Sua poesia, maravilhosa. Só de se ouvir alguns de seus versos, suspiros de amor são proferidos por belas e castas donzelas."
Eu não faço a menor idéia de quem disso isto.

No meio do meu caminho tinha Drummond e toda sua pieguice em forma de verso:

"O amor tem raízes fundas,feitas de sofrimento e de beleza. Por aquelas mergulha no infinito,e estas suplanta a natureza".
"Eu te amo porque te amo.Não precisas ser amante,e nem sempre sabê-lo.Eu te amo porque te amo. Amor é estado de graça e com amor não se paga".

"Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração para de funcionar por alguns segundos, preste atenção. Pode ser a pessoa mais importante da sua vida"
Além da pieguice, encontra-se também uma certa dose de esquisitice quando o poeta resolve falar de amor:
"Amor é bicho instruído. Olha: o amor pulou o muro. O amor subiu na árvore em tempo de se estrepar. Pronto, o amor se estrepou. Daqui estou vendo o sangue que escorre do corpo andrógino".
Não me incomoda ver alguém sofrer para demonstrar seu amor. Não me incomoda se apelam para filosofia seicho-no-ie, mensagens em balas de menta, poemas de papéis-de-carta ou pára-choques de caminhão. Quando se ama, a gente fica meio bobo mesmo. Agora, o que realmente me irrita, é o rótulo pré-fabricado pregado a alguns nomes. A máxima de que Carlos Drummond é um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos é repetida como um mantra sagrado por décadas. Particularmente, penso que considerar Drummond um dos melhores autores brasileiros é uma ofensa a nossa Língua.

Carlos Drummond de Andrade irá continuar, por anos, a ser lembrado como um gênio. Eu vou continuar, por anos, a tentar descobrir quem foi que disse isto. A minha porta, Drummond não atravessa: de pieguies minha casa já está cheia.

16 comentários:

caró disse...

Bom pra variar um post quase nada polêmico.

"Particularmente, penso que considerar Drummond um dos melhores autores brasileiros é uma ofensa a nossa Língua."

Eu acho que talvez você esteja no curso errado...rsrs
Alias eu lembro que um dia vc falow q não gostava muito de poesia, me admiro um post falando sobre.(mas tudo bem)

O amor verdadeiro só pode ser traduzido ao meu ver, com pieguices. Pq amar(como vc mesmo diz no texto) é se sentir bobo, as vezes até ridiculo, mas com a certeza que nada é em vão.
Acho q Drummond, consegue passar isso muito bem em suas poesias.
Comum seus poemas?!! Talvez seja pra aqueles que nunca amaram de verdade, que não conseguem enxergar além das palavras escritas.

Ŧóрєrš disse...

Fernando Pessoa é um chato... Drummond também...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
.barile disse...

"Comum seus poemas?!! Talvez seja pra aqueles que nunca amaram de verdade, que não conseguem enxergar além das palavras escritas."


Talvez vc esteja certa. Sugiro então q cada livro de poesias de Drummond venha com uma lupa-sentimental, ou um mapa da mina do significado oculto e/ou subjetivo. Realmente, só pelas palavras, n consigo enxergar nada demais em sua escrita.

Anônimo disse...

Caraa,pq vc perde tanto tempo em falar mal dos outros? Vc eh infeliz?

caró disse...

"Talvez vc esteja certa. Sugiro então q cada livro de poesias de Drummond venha com uma lupa-sentimental, ou um mapa da mina do significado oculto e/ou subjetivo. Realmente, só pelas palavras, n consigo enxergar nada demais em sua escrita."

Não consegue enxergar pq como eu jah disse, a essência dos seus poemas, depende muito da essência das pessoas. Aconselho que fique com os poemas do Fernando Pessoa, combina mais.

Anônimo disse...

A grande verdade é q esse fernando acha q é aw melhor pessoa do universo, acima de tods; Quem vc é para falar mal de Drummond, ou quem quer q seja?

Drummond é sim um dos grandes da Literatura Brasileira.

E vc??

Anônimo disse...

Eu ainda espero um dia ele postar coisas q realmente goste. Espero ansiosa.

bjoss.

caró disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ŧóрєrš disse...

Peraí, deixa eu reformular o que eu disse: Não são os autores que são chatos, poesia é uma bosta em geral mesmo...

Anônimo disse...

mas, chato mesmo é o fernando...auahuahuah

Ŧóрєrš disse...

"Ha, ha, ha!"

Daniela González disse...

o amor é reciclável?

Ŧóрєrš disse...

Num sei, se for eu coloco onde? Orgânico ou inorgânico?

Somos Nós! disse...

ahhh drummond incomparavél

Thalita Lucas disse...

Olá!!!
Eu tbém gosto mto de poesia e também acredito q Drummond não é o melhor, pelo menos para mim, claro q as poesias dele são mto bonitas, mas existem mtos outros poetas q merecem nossa consideração.
Gostei mto do blog.