quinta-feira, 29 de novembro de 2007
Um Lugar-Comum Chamado Drummond
"Carlos Drummond de Andrade é um gênio. Sua obra é estupenda. Sua poesia, maravilhosa. Só de se ouvir alguns de seus versos, suspiros de amor são proferidos por belas e castas donzelas."
Eu não faço a menor idéia de quem disso isto.
No meio do meu caminho tinha Drummond e toda sua pieguice em forma de verso:
"O amor tem raízes fundas,feitas de sofrimento e de beleza. Por aquelas mergulha no infinito,e estas suplanta a natureza".
"Eu te amo porque te amo.Não precisas ser amante,e nem sempre sabê-lo.Eu te amo porque te amo. Amor é estado de graça e com amor não se paga".
"Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração para de funcionar por alguns segundos, preste atenção. Pode ser a pessoa mais importante da sua vida"
Além da pieguice, encontra-se também uma certa dose de esquisitice quando o poeta resolve falar de amor:
"Amor é bicho instruído. Olha: o amor pulou o muro. O amor subiu na árvore em tempo de se estrepar. Pronto, o amor se estrepou. Daqui estou vendo o sangue que escorre do corpo andrógino".
Não me incomoda ver alguém sofrer para demonstrar seu amor. Não me incomoda se apelam para filosofia seicho-no-ie, mensagens em balas de menta, poemas de papéis-de-carta ou pára-choques de caminhão. Quando se ama, a gente fica meio bobo mesmo. Agora, o que realmente me irrita, é o rótulo pré-fabricado pregado a alguns nomes. A máxima de que Carlos Drummond é um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos é repetida como um mantra sagrado por décadas. Particularmente, penso que considerar Drummond um dos melhores autores brasileiros é uma ofensa a nossa Língua.
Carlos Drummond de Andrade irá continuar, por anos, a ser lembrado como um gênio. Eu vou continuar, por anos, a tentar descobrir quem foi que disse isto. A minha porta, Drummond não atravessa: de pieguies minha casa já está cheia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
16 comentários:
Bom pra variar um post quase nada polêmico.
"Particularmente, penso que considerar Drummond um dos melhores autores brasileiros é uma ofensa a nossa Língua."
Eu acho que talvez você esteja no curso errado...rsrs
Alias eu lembro que um dia vc falow q não gostava muito de poesia, me admiro um post falando sobre.(mas tudo bem)
O amor verdadeiro só pode ser traduzido ao meu ver, com pieguices. Pq amar(como vc mesmo diz no texto) é se sentir bobo, as vezes até ridiculo, mas com a certeza que nada é em vão.
Acho q Drummond, consegue passar isso muito bem em suas poesias.
Comum seus poemas?!! Talvez seja pra aqueles que nunca amaram de verdade, que não conseguem enxergar além das palavras escritas.
Fernando Pessoa é um chato... Drummond também...
"Comum seus poemas?!! Talvez seja pra aqueles que nunca amaram de verdade, que não conseguem enxergar além das palavras escritas."
Talvez vc esteja certa. Sugiro então q cada livro de poesias de Drummond venha com uma lupa-sentimental, ou um mapa da mina do significado oculto e/ou subjetivo. Realmente, só pelas palavras, n consigo enxergar nada demais em sua escrita.
Caraa,pq vc perde tanto tempo em falar mal dos outros? Vc eh infeliz?
"Talvez vc esteja certa. Sugiro então q cada livro de poesias de Drummond venha com uma lupa-sentimental, ou um mapa da mina do significado oculto e/ou subjetivo. Realmente, só pelas palavras, n consigo enxergar nada demais em sua escrita."
Não consegue enxergar pq como eu jah disse, a essência dos seus poemas, depende muito da essência das pessoas. Aconselho que fique com os poemas do Fernando Pessoa, combina mais.
A grande verdade é q esse fernando acha q é aw melhor pessoa do universo, acima de tods; Quem vc é para falar mal de Drummond, ou quem quer q seja?
Drummond é sim um dos grandes da Literatura Brasileira.
E vc??
Eu ainda espero um dia ele postar coisas q realmente goste. Espero ansiosa.
bjoss.
Peraí, deixa eu reformular o que eu disse: Não são os autores que são chatos, poesia é uma bosta em geral mesmo...
mas, chato mesmo é o fernando...auahuahuah
"Ha, ha, ha!"
o amor é reciclável?
Num sei, se for eu coloco onde? Orgânico ou inorgânico?
ahhh drummond incomparavél
Olá!!!
Eu tbém gosto mto de poesia e também acredito q Drummond não é o melhor, pelo menos para mim, claro q as poesias dele são mto bonitas, mas existem mtos outros poetas q merecem nossa consideração.
Gostei mto do blog.
Postar um comentário